Meu pé de Maracujá

Todos os dias após as refeições, sentamo-nos, eu e minha mulher, na varanda do nosso chalé. Chamo o local de "Salão Verde". Tomamos o nosso café, apreciamos a paisagem e relaxamos. Nesta época de outono, os dias são lindos, de cores vibrantes e as noites frescas de céu limpo e estrelado.É a melhor estação do ano!

- Veja o pé de maracujá, está crescendo ao longo da grade - observo.

- Sim, está subindo agora. Demorou bastante para se desenvolver - responde.

Realmente, sempre que sentávamos ali e olhávamos para o verde da cerca viva, estava ele escondido, pequeno, despercebido. Agora era notado. Dias após dias se passavam e ele continuava silencioso e inexpressivo, atrás da folhagem vigorosa das schefleras e alamandas. Esta sim, se sobressaindo com suas lindas flores amarelas, tirando qualquer atenção que não fosse para ela, egoisticamente, e com razão.

Então, um dia, a sua fina ponta surgiu por detrás do mourão. Era somente um leve ramo a balouçar ao vento acima das folhagens, mas firme e forte.Ele nascera.

- Olha a ponta do maracujá ali junto da pilastra da cerca, acima da scheflera! - falo para minha mulher. Estávamos na varanda em noite de lua cheia, fresca e agradável.

- Sim, ele agora parece que "acordou".

Ela desce, vai até ele, pega a sua ponta e coloca-a para o lado direito da grade para que siga nesta direção.

- Vou colocar para este lado. Ele quer subir no telhado dos apartamentos. É rebelde como você, Fernandinho. É de pequeno que se torce o pepino, não é? - fala brincando. Assisto sorrindo a sua ação.

Volta a sentar-se novamente ao meu lado e diz:

- Demorou um tempão "pra" chegar até esse ponto. Acho que preciso colocar um pouco de terra boa na base para fortificá-lo.

- Vamos apostar quanto tempo vai demorar para ele encontrar a scheflera do outro lado? - provoco.

- Apostar, Fernandinho? O quê?

- Não sei!

- Vou pensar e depois te falo. - diz faceira.

- Então até quando ele chega lá? Quantos dias mais? Você que entende de mato, horta, tudo que é verde, dê seu palpite - instigo-a!

- Uma semana! E você?

- Uma semana pode ser cinco ou sete dias? - replico.

- Sete dias! E você, vamos, dê seu chute! - responde ela.

- Quatro dias! Fechado?

- Fechado.

Nos dias que se seguiram, todas as vezes em que sentávamos no "Salão Verde", acompanhávamos o nosso pé de maracujá em sua caminhada solitária para ver quem ganharia a aposta, ainda indefinida. Era um bom programa, uma forma a mais de distração, nestes tempos de quarentena do Covid-19.

Chovera na noite anterior, estava já no meio do trecho a ser percorrido e focando na aposta, ela aponta para ele e comenta:

- Ele caminhou nesta noite, hein? Acho que foi a chuva de ontem. Hoje faz quantos dias da nossa aposta?

- Três dias! Acho que você vai ganhar, pois amanhã completam os quatro dias que apostei e não vai andar mais metade - digo desanimado.

- Será? Mas pode chover novamente esta noite.

Não choveu e no dia seguinte, logo depois do jantar, sentados no "Salão Verde" como sempre, vimos que o danado do pé estava imbicando seu fino cabinho encaracolado para cima, ao invés de caminhar para a direita. O fato me deixou desconfiado. Minha mulher é brincalhona e poderia ter, durante o dia, mudado a direção dele sem que eu percebesse, reduzindo ainda mais a distância percorrida.

- Acho que você mudou a direção dele para cima para ganhar a aposta? Foi? - pergunto, olhando-a de forma jocosa.

- Ahh, eu pensei a mesma coisa de você!

- Então empatamos, pois ele não está mais indo na direção na qual apostamos.

- Fernandinho, você está querendo mudar as regras no meio do jogo? Não vale assim!

Rimos das nossas mesmas desconfianças, esquecendo que o pé de maracujá tem vontade própria, independente das apostas que fizemos.

- Bom, vamos então acompanhar como ele vai resolver essa questão, sem interferirmos. Nada de torcer o pepino. como disse! - falo vivamente.

- Eheheh, você é espertinho, né? Está perdendo e não quer admitir. "Tá" bom, vamos ver como ele vai seguir agora, mas que eu iria ganhar, iria.

- Já ganhou, querida!

Mesmo que a aposta tenha sido desconsiderada, estamos acompanhando diariamente o seu caminhar, aguardando qual será a sua definição, se sobe para o telhado ou segue para a direita pela grade.

Vamos aguardar, pois tempo temos!

https://blog-do-cera.webnode.com/

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 09/09/2020
Código do texto: T7058683
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.