A Maldita Recarga
Na cidade dos Sem Terra, havia um rapaz muito inteligente chamado Ndaluza, que cursava Engenharia Mecânica numa das renomadas universidades da praça. O jovem rapaz vinha da longínqua província de Cabo Delgado, situada a norte de Moçambique e morrava num dos pacatos bairros da Cidade dos Sem Terra. Tudo era corrido naquela cidade, as ruas bem agitadas, as crianças pulando de um lado para o outro como macaquinhos na floresta pulando de ramo em ramo, ignorando deste modo as regras básicas de prevenção da famosa doença covid-19, que atravessara oceanos para saudar o mundo inteiro de forma silenciosa.
Ndaluza era um dos poucos que cumpria rigorosamente com o isolamento social demandado pelas autoridades governamentais daquela cidade. Tinha armazenado quase tudo dentro da sua residência e não saía por nada, até que, num belo dia conversando com a sua bela amada Fanita, pelo whatsapp em forma de vídeo chamada de modo a manterem a chama do amor acesa, eis que a única operadora de telefonia móvel disponível naquela cidade entra em cena, sugando todos os megabytes disponíveis no telefone do rapaz. Sem sucesso, Ndaluza tentou de imediato contactar a linha do cliente que encontrava-se naquele instante indisponível. O ritmo da conversa estava tão boa, que obrigou o jovem rapaz a sair de casa por cinco minutos, apenas para comprar a bendita recarga que lhe reconectaria mais uma vez a sua bela e doce amada Fanita.
Comprado a recarga, Ndaluza regressou a casa de imediato e nem se importou em lavar as mãos porque apenas tinha saido para comprar uma simples recarga. O rapaz recarregou o seu telefone e de imediato retornou a chamada ficando horas e horas matando saudades da voz e do lindo rosto da sua bela e doce amada, prometendo lhe rios e oceanos de amor, até que o telefone dela desligou-se por falta de carga.
Passado alguns dias, o jovem rapaz Ndaluza, super cuidadoso, teve dores forte no peito, febres altas e uma ligeira tosse seca. Tentou auto medicar se porque não queria sair da sua residência em cumprimento do isolamento social, mas sem sucesso, teve que ir ao posto de saúde mais próximo a sua residência; explicou de imediato a sua situação ao médico de plantão que pontualmente suspeitou que ele estivesse infectado pelo famoso vírus do momento a covid-19. Colhida as amostras, após ser encaminhado a uma sala de isolamento improvisado pela direção do posto de saúde, o jovem rapaz teve que pernoitar no leito hospitalar para questões de observação e no dia seguinte recebeu o resultado dando positivo para o corona vírus. Ndaluza não queria acreditar naquele resultado, de imediato gritou: -Não é possivel doutor! Eu não saio da residência por nada. Este resultado deve estar errado. O médico pacientemente lhe acalmou: - calma rapaz! Isso deve ter uma explicação. Pense bem!
O jovem rapaz refletiu profundamente e recordou-se que havia saido uma vez de casa para comprar a maldita recarga.
Juntos na prevenção contra o covid-19.
By: Lino Manuel Chicamisse