O pusilânime

Em Vila do Sossego, tio Aprígio casado com tia Lola se gabava de ser um homem corajoso. Não temia nem touro bravo. A única coisa que lhe metia medo era o olhar da esposa. Mas de resto nada o amedrontava.

Houve um dia que anunciaram uma grande tempestade e enquanto todo mundo corria para buscar abrigo ele ficou deitado na rede da varanda rindo dos medrosos.

Caminhava a noite pela mata sem temer onça ou Curupira.

Tia Lola dizia que seu Aprígio não era nem um pouco pusilânime e que se casara com ele por ser corajoso.

Maria Frô, a sobrinha, contava as amigas as peripécias de tio Aprígio. Sentia um orgulho danado do tio.

Até que houve um dia que precisou viajar para longe, muito longe e comprou uma passagem para ele e outra para a esposa. Teriam que ir de avião.

O compadre Chico Zangão se ofereceu para levá-los até o aeroporto da cidade mais próxima a Vila do Sossego. Foi contando momentos de sua vida em que enfrentou corajosamente o perigo. Assim que chegaram ao aeroporto e viu o avião de perto ficou parado ensimesmado. A esposa que se despedia da comadre e não parava de falar nem prestou atenção na postura do marido.

E assim que foram se encaminhando para o avião ele disse que havia se esquecido de algo importante em casa. Lola perguntou o que era e ele não soube de pronto respondê-la. Então ela concluiu que não seria nada tão importante assim. E falante como sempre levou - pelo braço até o avião.

Estando acomodados e esperando o momento de decolar ele continuou só escutando a esposa que maravilhada compartilhava sua euforia com todos os outros passageiros, contava a todos que seria o primeiro voo deles. Quando se deu conta, tia Lola notou o marido diferente. Perguntou o que havia, e ele disse que nada. Ela acreditou que seria a emoção.

E assim que o avião começou a se mover pela pista todos ouviram um grito:

– Pare, pare que eu quero descer!

Era Aprígio, o corajoso, que se negava a seguir viagem.

Tia Lola nem pode acreditar no que ouvia, o marido jamais temera qualquer coisa e pela primeira vez o viu amedrontado. Foi aí que o encarou com seus olhos de Lince. Depois ergueu a sobrancelha direita e balançou a cabeça.. Seu Aprígio não disse nenhuma palavra mais. Foi com medo mesmo. Tia Lola é incrível mesmo.