Conto: o homem preguiçoso e o homem trabalhador...
Conto: O homem preguiçoso e o homem trabalhador...
Era uma vez em um município dois homens muito diferentes, um era muito preguiçoso e o outro muito trabalhador.
O homem preguiçoso gostava de dormir até tarde do dia, levantava e tinha preguiça até de escovar os dentes e lavar o rosto, mas acordava perto do meio dia já pensando no almoço e no café.
Adorava comer muito, enchia o prato de comida e mandava ver na garfada e depois de comer já pensava em se deitar de novo, vivia de pijama pela casa de preguiça de colocar a roupa e nem sequer estendia a cama, pois sabia que logo iria se deitar de novo.
Um dia ele conheceu um homem muito trabalhador, que levantava as seis horas da manhã e preparava o seu chimarrão, tomava seu café da manhã e pegava a sua enxada no canto do galpão e ia trabalhar, capinar os matos da lavoura e fazer o novo plantio das sementes.
O homem trabalhador era agricultor e era muito esforçado nos seus afazeres e serviços, mantinha tudo limpo e organizado inclusive em sua plantação, sempre tinha fartura em sua mesa devido as boas colheitas que eram frutos do seu trabalho.
Um dia uma vendedora passava vendendo panelas e chegou na casa do homem preguiçoso e perguntou, quer comprar panelas senhor? ele respondeu, não quero eu nem faço comida, não usarei as panelas, de tão preguiçoso o homem comprava todo dia a comida que comia e sequer lavava a louça, deixava acumular na pía de sua casa.
No mesmo dia a vendedora de panelas chegou na casa do homem trabalhador e ofereceu as panelas, ele disse sim muito obrigado! Preciso de panelas novas sim, as quero comprar , está chegando o Natal e vamos fazer um boa janta pois nossa família é muito grande, mas fartura sempre temos a mesa, na graça de Deus.
Eram dois contrapontos de pessoas na vida, o homem trabalhador e o homem preguiçoso, cada um levava a vida a seu modo, não sabemos quem era mais feliz, mas certamente que o homem trabalhador tinha mais vigor, mais vontade de viver de produzir e ajudar no coletivo e sustentar a sua família sagrada.
E você leitor em sua vida, quer ser o homem trabalhador ou o homem preguiçoso?
Fica a reflexão, mais o importante é que seja feliz da maneira que for,
Mas se você decidir ajudar um pouco a sociedade e sua família, agradecemos muito!
“ Pois o trabalho enobrece e dignifica o homem”.
Poeta: Aaron kamo
Data: 24/08/2020