Nome de família

Ele era mais velho do que ela havia pensado, declarou sem rodeios ao encontrar com o senador em seu escritório na capital.

- Eu não mudei a foto oficial - confessou o senador, meio constrangido.

- Normalmente, é o que fazem todos os políticos - disse ela, tentando parecer compreensiva.

- Sim, o eleitorado se acostuma com nossa imagem de campanhas passadas, fica difícil mudar. Mas, chega um momento em que temos de assumir a idade - admitiu.

- Talvez não seja uma boa ideia, afinal - ponderou ela.

- Bom... diga então qual é a sua ideia. Você está assumindo o comando da campanha daqui pra frente.

- O senhor tem um filho que pretende lançar na próxima eleição, não é?

- Meu primogênito - assentiu o senador, com orgulho.

- E ele tem o seu nome.

- Assim como eu tenho o do meu pai, e este o do avô. Somos de uma longa linhagem de políticos.

- Então, talvez seja melhor manter a mesma foto de campanha - sugeriu a consultora. - O senhor não se tornará mais jovem, mas ele ficará mais velho. Um dia, herdará seu patrimônio político. E seu nome.

O senador olhou para o retrato emoldurado na parede do escritório. Fazia sentido. E, para o eleitor, todos os políticos eram iguais.

Até no nome.

- [21-08-2020]