Mais dez minutos

O fogo estava se aproximando. Descendo a colina em meio à fumaça do incêndio florestal, Powell ligou o walkie-talkie e chamou a base.

- Cadê o helicóptero? Já deveria ter voltado do lago com outra carga!

- Mais dez minutos, Powell... teve que reabastecer em Scotsville - respondeu uma voz entrecortada de estática.

- Não reabasteceram antes de decolar hoje de manhã? - Indagou Powell incrédulo.

- Contenção de despesas - foi a resposta seca. - Onde estão os rapazes? Abriram o aceiro?

- As máquinas estavam trabalhando na base da colina - disse Powell, tossindo. O vento havia mudado de direção, trazendo consigo a fumaça. - Eu subi para tentar dar uma última olhada lá de cima, ver como estávamos indo.

- E que tal?

- Aparentemente, nada bem - admitiu Powell. - O vento está trazendo as chamas para o nosso lado. Se o helicóptero não conseguir apagar o fogo na encosta, provavelmente vamos ter que recuar a equipe até o rio James.

- Mais uns dez minutos, Powell - prometeu a voz do outro lado.

- Você me disse isso há dez minutos - retrucou Powell, olhando ao redor. Estava ficando difícil enxergar em meio à fumaça.

Avistou a trilha de descida, finalmente, e ouviu o motor da retroescavadeira abrindo um aceiro na mata. Mais rápido, pensou.

Onde estava aquele helicóptero?

- [13-08-2020]