Bonificação suplementar

Sua solução para o problema de ter que cuidar de duas crianças, foi arranjar outra mulher que topasse o trabalho.

- Você não me disse que tinha filhos - protestou Eliza, ao receber a notícia.

- E na verdade, não tenho - replicou ele, muito circunspecto. - São meus sobrinhos... os pais faleceram num lamentável acidente de avião; a minha cunhada era órfã, e minha mãe não tem mais idade nem saúde para cuidar de duas crianças pequenas.

Eliza ouvia em silêncio, braços cruzados, balançando ocasionalmente a cabeça.

- Falar nisso, Roberto, que idade elas têm?

- Seis e oito anos. Mas são meninos muito tranquilos, você vai ver.

Eliza resolveu dar um voto de confiança a Roberto. Marcaram um encontro no shopping, para que ela conhecesse a dupla: Lucas e Pietro. Lucas, o caçula, lhe pareceu tímido e adorável; já Pietro era um garoto esperto e que falava pelos cotovelos. Gostou de ambos, mais do que gostaria de admitir para si mesma. Nunca pensara seriamente em ter filhos, e talvez nem viesse a tê-los, mas aqueles dois pareciam ser a concretização de uma ideia que volta e meia comentava com as amigas: não seria ótimo se as crianças já viessem ao mundo capazes de andar, falar, e preparar um sanduíche caso sentissem fome?

- Tia, eu sei fazer sanduíches! - Jactou-se Pietro.

- Que coisa notável! - Admirou-se Eliza. - E quem lhe ensinou?

- Tem vídeos no YouTube, tia; vídeos que ensinam de tudo - garantiu.

- E você, Lucas? - Incentivou Eliza, virando-se para o menorzinho.

- Eu gosto de você, tia - afirmou o garoto, encarando-a com ar enlevado.

Eliza olhou para Roberto, que assistia à cena em silêncio, com um ligeiro sorriso nos lábios.

- Você combinou isso tudo, não foi? - Indagou.

- De modo algum - defendeu-se Roberto. - Você os está vendo exatamente como são. O que há de notável nos meus sobrinhos, é que ambos são muito empáticos.

- Talvez até demais - avaliou Eliza. - Pietro quase parece ler meus pensamentos.

- Eu sei jogar gamão, tia! - Exclamou o citado.

Eliza balançou a cabeça, impressionada.

- Definitivamente, acho que vou querer passar mais tempo com vocês dois.

- E comigo, não? - Roberto fingiu decepção.

Eliza deu um suspiro fingido.

- Acho que vou ter que aturar você como parte do pacote...

- [05-08-2020]