O CARRO DO SONHO
 

“É o carro do sonho que está passando! Sonho de nata, chocolate, doce de leite, goiabada. É o sonho freguesia!”

Desse modo, um pequeno empreendedor apregoa seu produto tentando sobreviver durante a pandemia. Todas as tardes, invariavelmente, de segunda a sexta-feira, ouvimos essa gravação.

Admiro a criatividade, a persistência e a saída encontradas por esses informais que vão se reinventando nesse período tão difícil de recessão econômica. Muitos estão desempregados e se tornam pequenos empresários em atividades simples mas bem sucedidas. Assim, o proprietário do carro do sonho vai tocando o seu negócio, tirando daí o seu sustento e sonhando com dias melhores.

Isso me faz lembrar de quando eu era muito jovem e cheguei a Curitiba para cursar a universidade. Por nossa rua passava um cidadão em sua bicicleta, oferecendo serviços de conserto de panelas e afiação de facas e tesouras. De longe ouvíamos seu apito e sua voz apregoando tal atividade. Sentia saudade dessa Curitiba que não mais existia. Faz tempo que o afiador de facas desapareceu. Mas, agora, olhando o mundo da janela, reclusa pela pandemia, fico feliz em ouvir o vendedor de sonhos e também sonho com um mundo melhor quando tudo isso passar.

Renovo minha esperança. Sonhar não custa nada...

 
Aloysia
Enviado por Aloysia em 08/07/2020
Reeditado em 08/07/2020
Código do texto: T7000073
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.