O encontro no ônibus

Estamos no ônibus. Faz tempo que não te vejo. Você me olha torto, daquele jeito quando alguém demonstra incômodo e deseja que ninguém ocupe a cadeira ao seu lado no ônibus. Ainda mais eu.

Mas, ignoro os sinais, sento mesmo assim e como se não bastasse puxo assunto. Pergunto:

_ E aí tudo bem?

E você me diz meio tímido:

_sim.

Então pergunto do trabalho e você me diz aquela velha história que está trabalhando bastante, que a Mercedes está pegando no seu pé de novo no trabalho. Que o escritório está abarrotado de coisas pra fazer e não está conseguindo dar conta e por fim aquele estresse que sabemos bem que seu trabalho lhe causa.

Eu tento te consolar, digo que vai ficar tudo bem que seu trabalho é assim mesmo. E que um dia você pode encontrar um trabalho melhor que goste e se sinta feliz.

Pergunto como vai a faculdade. Lembro que você havia me dito que tinha se inscrito.

Você me diz que vai bem, mas que talvez tenha que pagar a faculdade particular.

Como sempre digo para você não desanimar.

Está chovendo. Chove mais dentro do ônibus do que fora. Meu guarda-chuva molhado está escorrendo água sobre nossos pés. Tento colocá-lo na lateral do banco sem muita sorte. Esqueci de trazer uma sacola para essas ocasiões de chuva.

Você me olha assustado. As vezes calado. Me faz pensar que ainda não me queira sentada ao seu lado no ônibus.

Desconverso e falo o motivo de estar indo para o centro. E me espanto com você estar ali do meu lado quando deveria estar trabalhando.

Você me diz que é sábado. E justamente neste você não trabalha por conta de umas horas extras que você havia feito no sábado passado.

Chegamos ao nosso destino. Me despeço de você e sigo rumo ao calçadão do Centro. Afinal eu estava indo para lá.

E você não sei para onde ia, você não me contou. Mas acho que imagino.

Você anda mais um pouco na rodoviária. Para no ponto mais a frente e entra no ônibus de viagem. Agora eu sei pra onde você está indo. Sua viagem ainda não terminou. Você está indo ver a noiva.

Ainda parte meu coração. Mas espero que você fique bem. Que estejam bem e sejam felizes.

Eu tentarei ser também.