O LÁPIS BRANCO DA CAIXINHA

Quando criança, Erika ganhou uma caixa de lápis de cor, nela havia 12 lapis coloridos. Para ela, era como ter ganho o arco iris, cores deslumbrantes. Sua amiga da sala havia ganho uma caixa com 36 lápis de cor, mas aos seus olhos, claro que não eram cores tão lindas como aquelas. Seu Pai que era um pedreiro, nem sempre tinha dinheiro para comprar comida, mas com esforço conseguiu lhe dar aquele presente.

Erika passou a tarde contemplando seus lápis e colorindo alguns desenhos a pedido da professora. Antes tinha que emprestar lápis de cor dos amigos, no intervalo das aulas, mas agora tinha os seus!

No dia seguinte na escola, todos apresentaram seus desenhos e Erika foi premiada, ganhou um livro de bolso da professora, o que gerou ciumes de outros. Sua amiga que tinha a caixa com 36 lápis de cor lhe disse:

- Eu tenho mais lápis coloridos que você, você só tem onze e eu tenho 36! A professora é claro que quis te ajudar!

Erika olhou pra sua caixa de lápis de cor e respondeu:

- Essa caixa tem doze lapis, viu?

- Sim, mas um é branco e pra que que serve?

Erika ficou pensando e não encontrou resposta. Na verdade começava a se sentir como aquele lápis branco...

A noite ficou pensando em sua vida, que era filha de pobres, não poderia ser grande coisa na vida.

No dia seguinte ela foi até a professora e lhe devolveu o livro antes da aula começar, dizendo:

- Prô, eu agradeço, mas não precisava me ajudar, é mais justo dar o presente pra quem tem mais lápis colorido!

A professora olhou para ela e pediu para se sentar, em seguida disse:

- Porque acha que não premiei o desenho mais colorido? Eu sei que tem pessoas com muito mais lápis colorido que você, mas o critério que usei para premiar não era esse!

-N-não era? - titubeou Erika - Então o que era?

-Era o critério da intuição, da arte livre e do coração. Vi em seu desenho que você caprichou mesmo, e além disso percebi retoques incríveis, como fez aquilo?

-Ah sim, eu usei o lápis branco pra tentar atenuar um pouco as cores mais fortes e ficou muito bom! Mas Prô, eu não me iludo não, sei que a vida será muito dificíl pra mim e minha família, somos muito pobres.

A professora ficou olhando a menina e disse:

- Você fez uma coisa que em todos os anos da minha vida eu jamais tinha visto, usou o lápis branco para dar vida a um desenho. Alguém te ensinou isso?

- Não prô, eu tive a idéia de usar...

- Viu só querida, o mundo está sempre aberto para descobertas, e essas coisas não dependem de riquezas ou dinheiro, mas de aplicar uma idéia, de discernir o que nem todos podem ver. Um dia você será uma grande pessoa, tenho certeza, nunca se esqueça da lição do lápis branco que pra muitos não tem nenhum valor, mas nós sabemos o quão importante é, ele faz a diferença mesmo sem chamar atenção!

-Obrigada Prô, eu te amo!

-Também te amo querida, agora vamos que a aula vai começar...

As vezes nos achamos insignicantes como o lápis branco na caixinha, mas se olharmos bem os detalhes, veremos que podemos edulcorar de várias formas as sendas deste mundo. Seja você uma cor amena e repousante, entenda que há um universo em tí que ninguém tem, coisas gloriosas vão nascer...

Para Deus podemos ser os detalhes que complementam sua a obra. Nuances delicadas que engrandecem a criação...

- Vocês valem mais do que muitos pardais. - disse Jesus

[ Mateus 10:31]

Mario B Duran
Enviado por Mario B Duran em 15/06/2020
Código do texto: T6978370
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.