DE VOLTA A MIM MESMO.
Passeando na avenida movimentada é mais um dia na cidade agitada. Amanheceu igual com a mesma correria de sempre. Os humanos dentro de carros se locomovendo, fazendo suas obrigações cotidianas que parecem dar sentido a suas vidas. Parecem que acordam com um proposito bem definido e complemente obvio. Vão trabalhar para as suas vidas poderem sustentam. Vivem essa realidade de labutar para poderem melhor quitar tudo que deseja manter.
O carro segue na avenida sem destaque algum sendo só mais um no meio daquela multidão de veículos citadino. Dentro estar Reinaldo de 34 anos que desliga o radio com gesto de impaciência. É o clássico homem de família que sustenta aos seus filhos juntamente com a esposa dentro da metrópole. Há muito tempo vive essa rotina de todos os dias ter que encarar essas peculiaridades da vida urbana desde quando saiu de sua cidade natal para viver uma vida melhor na cidade grande.
Suspira ofegante, estar com palpitações desde a semana anterior. Não falou com ninguém pois não pode parar e além do mais odeia admitir que estar mal. Tem tidos pensamentos pessimistas nesses últimos dias. Não tem acordado de bom humor, sente como se o mundo estivesse sobre seus ombros. Tanto que sua esposa Janaina o surpreendeu certa manhã:
Reinaldo você estar bem? – Ela disse
E olhou-a com admiração e disse:
- Sim, porquê?
- Porque você parece meio distante e com a mente sempre em outro lugar
- Não é nada só deve ser coisa da sua cabeça
Seguindo seu caminho encontra um terrível congestionamento que o faria atrasar para o trabalho. Sente uma agonia no peito como se não suportasse mais aquela rotina batendo violentamente as duas mãos fechadas no volante. Seu desespero agora aumenta, não consegue mais aguentar aquela vida tediante da cidade grande onde o caos externo começava agora a refletir no seu interno.
Depois de uns minutos sem o congestionamento fazer o carro andar consegue aos poucos se acalmar e começa a pensar na adolescência, dos sonhos que tinha que não chegaram nem perto de ser realizado, das fantasias que tinha sobre a vida e que a encarava como uma aventura dos tempos de outrora. Se perguntava agora quando tudo tinha deixado de ter brilho, quando a vida tinha começado a ficar cinza e ele nem percebeu, já que não deu para ser o que sonhava ser e simplesmente se acostumou a ser o que dava para ser e sobreviver.
Só neste momento a tristeza abria seus olhos para ver em que momento tinha se perdido de si. Entendo que na tentativa de sobreviver essa ação paradoxalmente estava o matando por torná-lo simplesmente uma máquina de prestar serviço, um robô humano que aprendeu a possuir em si as configurações do sistema. O fardo dessa vida estava o roubando da sua essência. Estava ganhando o mundo pois até fazia sucesso no trabalho do mundo financeiro e estava progredindo para ficar rico, mas interiormente estava a cada dia empobrecendo.
Reinaldo parado no meio do congestionamento percebeu que era hora de voltar a ser dono de si. Era o momento de mandar no seu mundo e não deixar o mundo agitado o dominar e sequestrar seus valores antes que fosse tarde demais e já nem percebesse mais a alienação. Tinha lembrado de quanto tempo não conversava com seus filhos Ana Beatriz e Kauan. A quanto tempo não compartilha momentos de companhia com eles, pois sempre estar atolado no trabalho.
Naquele momento decidiu que era hora de se reinaugurar e no final daquele dia quando sua esposa que já estava começando a ficar preocupada com ele e vendo-o chegar ele a surpreendeu. Eis que Reinaldo entra na casa no fim da rotina com uma alegria sem fim. Abraçou a todos e deu beijo dizendo a frase “obrigado por existirem”
- Eu percebi que na tentativa de sobreviver estava morrendo por não saber lidar com as dificuldades da vida e como ela pode nos roubar da gente mesmo...e dos sonhos que não realizei sei que ainda posso realizar e dos presentes que nem a imaginei um dia ter vocês são o mais importante e meu maior tesouro.
Reinaldo foi uma raridade por conseguir a tempo voltar a si. Pois na experiência de existir muitos se perdem de si por serem simplesmente serem cobaia do mundo deixando se alienar por ser mais fácil assim a vida encarar do que viver o desconforto de a vida dominar num mundo que o tempo todo quer te sugar de si mesmo. Nesse dia ele descobriu que ele tem que ser o roteirista da sua vida e não as convenções de falsas vidas do mundo inventadas.
Renato Jr 30/05/2020