A SAGA DE ISAURA-4

Rosa Maria fez 14 anos, e já estava noiva. A esposa do seu Alfredo estava muito doente. Diziam que era a "dona do corpo" qua a estava matando. Se foi a "dona do corpo" ou não, até hoje não se sabe, mas o fato é que ela faleceu e deixou uma casa com muitos filhos e poucas filhas, além do seu Alfredo, viúvo e velho. Precisavam de uma mulher para tomar conta de todos e da casa, assim, Rosa Maria com apenas 14 anos teve o casamento apressado pela necessidade da família do noivo Heitor.

Casaram-se Heitor de 23 anos, e levou a jovem esposa para morar na casa do pai dele. Rosa Maria era cabocla, bonita e recém-chegada. Não precisava de mais nada para receber a antipatia dos demais. Ela passou a ser a empregada da casa, tinha que lavar a roupa, pisar, cessar e cozinhar o arroz, bater a cana, tirar a garapa e fazer o café, entre todas as outras obrigações. Heitor, logo se mostrou um mal marido. Carinho era para momentos em que ele tinha interesses sexuais.

Não demorou muito e Rosa Maria ficou grávida. Nesse meio-tempo, Heitor construiu uma casa para ambos e se mudaram.

Quando Altair nasceu, já estavam na casa nova, casa grande, piso de chão, fogão a lenha alto na cozinha, varanda, despensa 4 quartos, sala grande e janelas por toda parte por onde o vento entrava livre e solto.

Dona Lenita morava por perto, e ali as comadres se reuniam para por a prosa em dia. Foi em um desses encontros que Isaura ouviu sua mãe dizer que ela era uma menina bem comportada e que não dava trabalho. Ouvir aquilo deixou Isaura chateada. Como assim não dou trabalho? Indagou-se Isaura já pensando em mudar aquela situação. Por acaso do destino havia ali uma mula amarrada perto de um murundu, Isaura resolveu entrar em ação e aproximando-se da mula, subiu no murundu e montou-a e soltou a corda que a prendia a um mourão, agitando a mula com um pequeno cipó, o animal pôs-se em disparada enquanto Isaura tentava se segurar ao máximo, até que por fim caiu em uma grama alta que amorteceu a queda. Só machucou o pé,mas se levantou feliz ao passo que a pobre mula continuava a correr.

Quando Dona Lenita se deu conta que Isaura não estava por perto, ela já estava voltando com ar de serelepe ao mesmo tempo que teve medo de apanhar. Mas Dona Lenita nunca lhe deu uma palmada.

Naqueles dias Dona Lenita adoeceu novamente, e a história de Isaura anunciava uma mudança drástica. Tinha Isaura 6 anos quando ela viu levarem Dona Lenita para um morro, mas ninguém comentou nada com ela.

Rosa Maria pegou Aurindo e Isaura e os levou para morarem consigo. Isaura foi, mas em sua cabeça de criança jamais imaginaria sua nova realidade.