Os aventureiros da Zona Proibida

Agnes estava fazendo a lista, sentada à mesa da cozinha, quando entrei para deixar minha xícara de café vazia dentro da pia.

- Você fez a lista? - Indaguei, algo desnecessariamente, sentando-me em frente à ela do outro lado da mesa.

- Acrescentando os últimos itens - replicou sem me olhar, mordendo a ponta do lápis.

- Não muita coisa, eu espero - entrelacei as mãos sobre a mesa.

Finalmente, ela me olhou, expressão cansada.

- Não, não muita coisa. Mas seria bom termos um estoque, até para evitar que você saísse toda semana.

- O problema não é nem trazer tudo; afinal, eu vou de carro - ponderei. - O que me preocupa é o tempo que demoro lá dentro... bom, você sabe. Entro numa seção, vou para outra, às vezes não encontro o que está na lista e tenho que procurar...

- Sim, entendo. Mas eu já te disse: comece pelo que for mais urgente, sempre coloco um asterisco ao lado. O que não for urgente é facultativo; se você trouxer, é ótimo, mas não teremos problemas se não encontrar. Apenas ficaremos com menos opções, só isso.

- Também sinto a sua falta, do meu lado - tive que admitir. - É sempre estranho quando vou lá, sem você.

- Eu sei, meu querido - Agnes me deu um sorriso triste. - Eu bem que gostaria de ir, mas regras são regras. Eu não sei dirigir, e eles só admitem uma pessoa por família de cada vez. Tem que ser você, lamento.

Estiquei a mão para segurar a dela.

- Talvez você possa vir comigo, assim mesmo. Mas fica no carro, não precisa sair.

Ela semicerrou os olhos.

- A minha presença é tão importante assim para você?

Balancei afirmativamente a cabeça.

- Só de saber que você vai estar no carro, esperando, já me enche de coragem.

Agnes riu, sacudindo a cabeça.

- Meu Deus! A que ponto chegamos... uma simples ida ao supermercado agora virou uma expedição à Zona Proibida.

E, apertando a minha mão:

- Está bem, meu aventureiro involuntário... a sua parceira vai ficar à espera dos despojos, dentro do nosso veículo de fuga. Mas acho que isso também irá lhe obrigar a trazer todos os itens da lista, exceto os que realmente estiverem em falta.

Tive que reconhecer que, pela presença dela, era uma exigência até razoável.

- [15-05-2020]