Encontro familiar

Desliguei o telefone, com raiva. Minha esposa me lançou um olhar de preocupação.

- O que o seu pai queria?

- Está vindo para cá, com minha mãe.

- Bem... temos comida no freezer, se eles não jantaram.

- Não perguntei, é bem possível que não tenham. Mas não é esse o problema.

- Então... o quê?

- Disse que traria os filhos da Carla com ele.

- "Os filhos da Carla". Carla é sua irmã, são seus sobrinhos - corrigiu-me ela.

- Eu não tenho nenhum interesse em conhecer os filhos da Carla - retruquei. - Detesto o pai deles, casar com o Jonas foi a pior coisa que a Carla poderia ter feito.

- As crianças tem 2 e 3 anos de idade - replicou calmamente minha esposa. - Não tem nenhuma culpa de você odiar o pai delas.

- Eu sei, mas são filhos dele. Não os considero meus sobrinhos - insisti.

- Todavia, seu pai sabe que você nunca quis conhecê-los. Por que os está trazendo aqui, agora?

- Ele me disse que Carla está se separando de Jonas, o que seria uma boa notícia. A má notícia é que ele e mamãe acham que podemos abrigar as crianças enquanto isso. Carla quer sair de casa, mas meus pais moram num apartamento de um quarto, e nós temos o quarto de hóspedes sobrando.

Minha esposa balançou a cabeça.

- Entendi. É um raciocínio bem lógico.

- É uma chantagem o que ele está fazendo, isso sim. Vai trazer as crianças para que eu as veja e fique com pena delas.

- As crianças e a mãe - ponderou minha esposa. - Bem, nós temos mesmo um quarto vago, não é? O que custa receber sua irmã e os filhos na hora da necessidade?

- Eu disse a ela que se arrependeria de ter casado com aquele pilantra - resmunguei. - A hora chegou!

Meus pais chegaram pouco depois, minha irmã e seus filhos no banco traseiro do carro. As crianças pareciam assustadas e se agarraram nas pernas da mãe quando ela desceu do veículo.

- Parece que perceberam que você não os quer aqui - cochichou minha esposa ao meu ouvido.

Respirei fundo. Eu não era um monstro.

- Olá Carla - esforcei-me por sorrir.

E agachando-me para ficar ao nível dos olhos das crianças:

- Então, esse é o Lucas e essa é a Lúcia?

- [28-04-2020]