BRUXO E CRÔNICA

RELENDO os livros de Machado de Assis ( O bruxo de Cosme Velho ), o homem que estava curtindo o seu isolamento, começou pelos contos, e u deles, o mais famoso (quase uma novela), "O Alienista", fez com que comparasse o Brasil de hoje à Casa Verde do doutor Simão Bacamarte. Mas o conto que mais gostava era mesmo "A Missa do Galo", sem esquecer do "A Cartomante". Depois de er alguns contos, passou a ler algumas crônicas do escritor.

Foi então que sucedeu uma coincidência dessas que fa a pessoa rir e ficar com medo de contar porque parece mentira. Quando começou a ler o texto "O Nascimento da Crônica", o telefone tocou, era uma neta, pasmem, perguntando qual era a melhor definição de crônica, ela estava fazendo um trabalho da faculdade. O homem riu e avisou que ia ler para ela a definição de Machado de Assis. Leu:

"Não posso dizer positivamente em que ano nasceu a crônica, mas há toda a probabilidade de crer que foi coetânea das primeiras vizinhas, entre o jantar e a merenda, sentaram-se à porta, para debicar os sucessos do dia. Provavelmente começaram a lastimar-se do calor. Uma dizia que não pudera comer ao jantar, outra que tinha acamisa mais ensopada do que as ervas que comera. Passar das ervas às plantações do morador fronteiro, e logo às tropelias do dito morador, e ao resto, era a coisa mais fácil, natural e possível do mundo. Eis a origem da crônica".

A neta nao acreditou, disse que ia pesquisar no Google. Inté.,

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/04/2020
Código do texto: T6930063
Classificação de conteúdo: seguro