A Batatinha

Tarde de chuva carregada de maresia. Aproveitei a estiagem e decidi ir ao Todo Dia comprar qualquer coisa para comer; não pra matar a fome, mas só pra ficar com gosto bom na boca. Catei as moedinhas que sobraram ao final do mês e mesmo sabendo que não poderia comprar nada muito grande eu me aprontei e fui.

Passando pela prateleira dos biscoitos gostosos e baratos, o olhar se desviou sem querer e focou na sessão das batatinhas fritas. Há muito tempo não comia aquilo, mas sabia que era muito bom. Então fui ao corredor, e dentre tantos sabores escolhi o de churrasco, a única unidade dele e a que nunca provei. Comprei. O caminho desse mercado até minha casa é curto, mas cada segundo parecia valer por 10, era eu ansioso para abrir o pacote.

Já em casa, sentado no sofá, como que num gesto cerimonial, abri com cuidado o pacote e...! Nossa! Como foi boa a sensação! O pacote era grande, não estava cheio, mas talvez aquela quantidade fosse necessária. Essa batatinha era diferente de qualquer outra, tinha outro sabor do qual desconhecia, um cheiro extremamente convidativo. Peguei cada pecinha e à medida que eu provava fazia todo esforço pra degustar bem devagar só para não acabar logo.

Comi sorrindo. A chuva e maresia continuavam, mas nada além do que acontecia naquela sala importava. Comi batata por batata até que senti o dedo tocar no fundo do pacote. Eu gostei tanto daquele maná e degustei tão lentamente que escolhi não pensar que aquilo era finito.

Lambi os dedos tentando aproveitar até o último farelo, mas fiquei confuso, um misto de alegria por ter comigo um negócio tão gostoso, mas com a frustração porque era o fim. Ah, foi tão gostoso... Mas terminou. Não tinha mais dinheiro para comprar mais e sabia que não tinha mais. "Mais" era o que eu queria, mas só tinha "mas".

Passados os dias decidi voltar ao mercado, agora com o bolso cheio de moedas! Não achei a batatinha de churrasco... Não pensei em outra coisa senão me distrair e esquecer. Um mês depois, graças ao passar do tempo a estação também mudou. Fazia calor, só queria um H2O; fui ao Todo Dia comprar algo pra beber e como de costume passei o olhar rapidamente na prateleira das batatas e lá, finalmente, estava a de churrasco! Fui com ânsia, mas desta vez pensei: “Vou sem muitas expectativas”. Melhor comer a delícia que tem ali, mesmo que seja pouco e sabendo que acaba, do que achar que é eterno.

Sem romantizar. “É apenas a batata frita mais gostosa que já comi.”

Lucas Nascimento da Silva
Enviado por Lucas Nascimento da Silva em 06/04/2020
Código do texto: T6908751
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.