A FESTA FOI UM FIASCO


Argeu ia fazer oitenta anos no sábado. Uma vida longa, repleta de feitos importantes. Cursara medicina na Universidade de São Paulo e fizera especialização em Pneumologia. Havia dedicado sua vida ao atendimento em hospitais e no consultório.

Os filhos resolveram festejar a data com um grande almoço no sítio, em Bragança Paulista, que pertencera ao avô e que agora era de propriedade de Argeu e sua esposa.

Contrataram um buffet que se encarregou de montar uma grande tenda no pátio de tijolos onde, outrora, era secado o café colhido na herdade. Toda a comida  foi preparada na tarde anterior e, junto com a bebida, acondicionada nos grandes refrigeradores trazidos pela empresa.

A fazenda é muito bonita. Tem uma grande casa colonial do ciclo do café no Estado de São Paulo. Antigamente, plantava-se muito café. Hoje a produção é pequena, somente para uso local, mas já se plantou, inclusive para exportação. Lá existe uma mata nativa, preservada, o ribeirão fornece água e criam-se porcos, galinhas e umas poucas cabeças de gado.

Compareceram à festa parentes e amigos, inclusive meu falecido marido que era primo de Argeu, e eu, que viajamos de Curitiba. Foi uma festa alegre, com boa música ao vivo, variado cardápio e bebida à vontade.

À noitinha, voltamos para São Paulo onde pernoitamos, com o propósito de voltarmos para casa no dia seguinte. Ainda não tínhamos ido dormir quando soubemos que cerca de 70% dos presentes à festa estavam doentes, apresentando severa intoxicação alimentar. Algumas pessoas passaram tão mal que foram internadas em hospitais.

Meu marido e eu não tivemos nenhum sintoma. Chegamos à conclusão de que somente aqueles que consumiram maionese adoeceram. Nós tínhamos o hábito de ingerir apenas maionese caseira e, desse modo, ficamos ilesos.

Viemos a saber que, na noite anterior ao evento, ocorreu um vendaval no local e a casa ficou sem energia, de modo que, os alimentos passaram aquela abafada noite de verão sem refrigeração.

Não tenho dúvida de que a vilã foi a maionese!

Os filhos de Argeu e o próprio ficaram desolados e pediram desculpas a todos os presentes.

(Não sei se indenizaram os gastos hospitalares como sugere o Miguel Carqueija mas acho que seria o caso).


 

Aloysia
Enviado por Aloysia em 02/04/2020
Reeditado em 12/02/2023
Código do texto: T6904661
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.