Reino Encantado

Joshua ficou realmente surpreso quando seu primo Steve o convidou para viajar com a família dele (esposa e duas crianças) para o Reino Encantado da Disney, na Flórida. Afinal, Joshua era cadeirante e o primo rico nunca o convidara sequer para comer uma pizza na esquina.

- Eu fico realmente sensibilizado com a lembrança, mas não quero atrapalhar as férias da sua família, Steve - declarou diplomaticamente.

- E não vai atrapalhar - assegurou o primo em tom jovial. - Você vai ficar no hotel a maior parte do tempo, só terá o incômodo de nos acompanhar aos parques em duas ou três ocasiões. Ou poderá conhecer a cidade, se quiser. Parece que Orlando é a capital da acessibilidade na Flórida!

Joshua ficou ainda mais embatucado, pois nunca vira Steve defender qualquer iniciativa de acessibilidade. Mas, acabou concordando; afinal, o passeio era grátis.

Em Orlando, o grupo dirigiu-se à uma das atrações do parque, o Animal World, e Joshua acompanhou a família de Steve em sua cadeira motorizada. Começou a entender o seu papel na história quando passaram ao longo da fila extensa e foram direto ao portão de entrada: havia um acesso para deficientes físicos e seus acompanhantes, frente ao qual, a fila era reduzida.

- Parece-me que sou o seu passe-livre - comentou Joshua em tom de gracejo.

- Livre, mas não grátis - atalhou o primo. - Lembre-se de que estou pagando passagens, estadia e entradas.

- Ah, claro. Tenho que ser agradecido - ironizou Joshua.

Um outro cadeirante, que estava no grupo à frente deles, virou-se para Steve e comentou em voz alta:

- Você não tem vergonha de não pagar um centavo ao seu parente pelo serviço que está prestando?

E só então Joshua soube que havia deficientes ali que haviam recebido até 500 dólares, apenas para dar aos acompanhantes o privilégio de furar a fila...

- [01-03-2020]