28 de julho de 1971. Noite fria. Nossa casa estava cheia de vizinhos. Na mesa de jantar bolos, tapiocas, cuzcuz, pão de queijo, café, leite e chá. Naquela época nem todas as casas tinham televisão, então era normal sempre vir alguém assistir a novela, o jornal. Nesse dia tinha muita gente e a agitação era grande. O motivo: assistir o programa Pinga Fogo com Chico Xavier.
          Quero abrir um parentese aqui: nossa família era católica e íamos a missa todos os domingos. Lembro de uma beata perguntar a meu pai quem era este senhor.
- O maior médium do Brasil, quiçá do mundo d. Chiquinha. - respondeu meu pai rindo -
          O Pinga Fogo era um programa em que os entrevistados, celebridades da época, eram bombardeados com perguntas difíceis e às vezes constrangedoras, levando alguns deles às lágrimas. Meu pai não perdia um programa.
- Pai, posso assistir? perguntei.
- Pode sim meu filho.
          Sentei no colo de meu pai e quando o programa começou, todos ficaram em silêncio. Claro que não entendi nada do conteúdo do programa, mas Chico Xavier ficou marcado na minha memória. Achei-o feio, sem graça, esquisito, mas lembro de ficar fascinado com sua voz suave e tranquila. Assisti o programa inteiro sem pronunciar uma palavra.
          O tempo passou.
          Hoje ciente da importância de Chico na doutrina espírita, que conheci através dele e de Kardec e me apaixonei, fico me perguntando se ele tinha alguma idéia de quantos corações ele tocou participando daquele programa. Eu tinha oito anos e mesmo sem entender nada do que estavam dizendo, assisti até o final.
          Na hora de ir embora d. Chiquinha foi taxativa.
- Gostei desse Chico. Mas será que isso é coisa de Deus meu filho?
- É ciência d. Chiquinha, ciência. - respondeu meu pai rindo -
- Cruz credo.
          Quanto tempo se passou desde aquele Pinga Fogo e até hoje tenho na minha memória tudo que aconteceu naquela noite. Nada se apagou. Chico era assim: Inesquecível.
José Raimundo Marques
Enviado por José Raimundo Marques em 14/02/2020
Código do texto: T6866333
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.