1131-VISITA DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

VISITA DE TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Mãos sujas de terra, rosto coberto de suor na quente manhã de domingo, estava trabalhando no pequeno jardim da frente de minha casa quando um casal acercou-se do portão, que está no centro da grade de metal que corre de um lado a outro na frente da casa. Ao vê-los, surgi do meio da folhagem tal qual um jardineiro amador, o que realmente sou, e os atendi, sem abrir o portão, pois não estava com as chaves no bolso

O homem era da minha altura, baixo, gordinho e careca, com olhar franco, sorriso nos lábios, olhos azuis. Camisa branca de mangas curtas, calça clássica, cor de cinza. Ela era franzina, morena, rosto pequeno, séria, cabelos compridos despencando sobre as costas, quase chegando à cintura. Usava blusa branca e saia cinza, que ia até abaixo dos joelhos.

Ele com uma pasta na mão. Estufada de papeis e livros, presumi; ela com um livro de capa preta – uma Bíblia, com certeza_ na mão esquerda.

Antes de cumprimentá-los percebi: eram Testemunha de Jeová.

Adiantei-me e desculpei-me, pois não estava a fim de abrir o portão.

Após as palavras de praxe- “bom dia, como vai,” etc., o homem, sem se identificar, já veio com a pergunta:

— O senhor acha que o mundo tem salvação?

— Bem... Por sua pergunta, verifico que o senhor e a senhorita são Testemunhas de Jeová?

— Sim, somos. Chamo-me Otávio e ela Miriam.

— Prazer, eu me chamo Antonio.

E prossegui, sem dar tempo que ele refizesse a pergunta ou fizesse outra.

— Antes de responder sua pergunta, devo dizer-lhe que tenho o maior apreço por essa missão de vocês, que é levar a palavra da Bíblia para todas as pessoas. Sou católico, embora não totalmente de acordo com a teologia. Dou-lhes até os parabéns, porque o sol está de rachar...

Ambos sorriram, sem dizer nada, esperando minha resposta á pergunta.

— Bem, o senhor me perguntou e vou-lhe responder francamente. Acho que a humanidade está caminhando a passos largos para sua autodestruição. Se as coisas continuarem como estão sendo conduzidas, teremos aumento da fome, uma guerra pela água, o planeta esquentando cada vez mais, a depredação da terra por matéria prima a fim de fazer cada vez mais coisas de que não temos necessidade.

— Mas, seu Antonio, o senhor acha que nosso deus Jeová irá permitir isso? — perguntou ele em voz escandalizada.

— A menos que haja uma intervenção forte de Deus, muito mais forte do que foi o dilúvio e mais destruidora do que as duas idades do gelo que por pouco não destruíram toda a humanidade, não acredito que o homem, por si só, tenha capacidade de estabelecer um retorno a uma condição anterior melhor do que esta de agora.

— Mas o Senhor diz claramente aqui — e abriu a Bíblia , apontando para um versículo que dizia que Deus separará os bons dos maus, dará o Paraíso aos primeiros e o Inferno aos demais.

— Pois então, é como eu disse. — retruquei. — Uma intervenção direta, clara, que irá dizer, sem subterfúgios, quem vai pro céu, quem vai pro inferno.

Inusitadamente, um jovem barbudo e cabeludo ia passando e parou ao ouvir minhas últimas palavras.

— Dá licença? Posso dizer uma coisa?

— Oh. Meu jovem que prazer é vê-lo se juntar a nós para ouvir a palavra de Jeová. — disse o senhor Otávio. — Aqui na Bíblia...

— O eu quero dizer que é uma questão cientifica o extermínio da humanidade. Está claro que os políticos não estão nem ai para as consequências da depredação do nosso planeta, e os cientistas não estão acompanhando realmente os efeitos da devastação da Terra. Isto é uma questão cientifica. Agora, não será o fim do mundo, como os religiosos afirmam. O mundo não acabará, nem mesmo a Terra. O planeta é um organismo vivo que sobrevirá à espécie humana.

Eu escutava, embasbacado, a exposição do rapaz. O senhor Otávio folheava a Bíblia, em busca de alguma citação de Jeová. E Miriam, moça, permanecia calada e com cara de poucos amigos.

— Já no Apocalipse... — começou a dizer o senhor Otávio.

— Por favor, não confundam ciência com religião. O fim do mundo das seitas cristãs – e do catolicismo – será no “final dos tempos”, época não cronológica. Agora, quanto à questão do fim da humanidade, é cronologia é uma questão de algumas décadas, ou um século, no máximo. Desculpem por interrompê-los. Obrigado e bom dia.

O Rapaz se afastou, deixando-nos todos sem palavras. Até o casal de Testemunhas de Jeová sentiram-se sem chão: despediram-se e se foram.

Permaneci sozinho, voltando ao meu jardim sem pensamentos além dos relacionados á sobrevivência de minhas pequenas plantas.

ANTONIO ROQUE GOBBO

Belo Horizonte, 13.10.2001-

Conto # 1130. Da série INFINITAS HISTÓRIAS.

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 10/02/2020
Código do texto: T6862813
Classificação de conteúdo: seguro