Companheira de viagem

- Eu queria muito ir - revelou ela. - Sempre quis conhecer Barcelona.

- Estarei lá por você - assegurou ele, solenemente. - Pena que, como é uma bolsa de doutorado, não vou poder te levar...

- Mas tem algo que você pode fazer por mim - sugeriu ela, abrindo a bolsa que havia levado para o café e dela retirando uma boneca Barbie, edição comemorativa de 50 anos, que colocou sobre a mesa.

- É da sua coleção - reconheceu ele.

- Sim. E eu gostaria que você levasse com você... e fotografasse nos principais pontos turísticos de Barcelona.

Silêncio. Ele não fez menção de pegar a boneca.

- Fotografar a boneca - disse ele, como que se quisesse confirmar o que acabara de ouvir.

- A Barbie vai me representar - insistiu ela, como que para convencê-lo.

- Não vai rolar - declarou ele finalmente. - Veja, estou indo fazer um doutorado na Espanha... não consigo me imaginar andando com uma boneca, para cima e para baixo, tirando fotos.

Ela não escondeu a decepção, mas pegou a Barbie e voltou a guardá-la na bolsa.

- Desculpe. Achei que você poderia fazer isso... por mim.

Ele balançou negativamente a cabeça.

- Lamento, mas nem por você.

E para tentar animá-la:

- Mas vamos fazer o seguinte: eu aproveito que vou estar na Espanha e compro mais algumas Barbies raras pra sua coleção. Que tal?

Ela pareceu pesar a oferta.

- Bem... já que você está se oferecendo para fazer isso... há uma Barbie espanhola da década de 1960, que fala... se você conseguir encontrar seria ótimo.

- Prometo que vou procurar - garantiu ele.

Já em Barcelona, ele cumpriu parte do prometido: procurou pela tal Barbie falante. Quando soube que um exemplar em bom estado custava cerca de 500 dólares, ligou para o Brasil e pediu que ela mandasse a Barbie, edição de 50 anos, pela Fedex.

Sairia muito mais barato do que comprar a raridade.

- [09-02-2020]