Padecendo no Paraíso...

"Sempre Lilian dizia sim e não havia a palavra no seu dicionário "nao".:

Deus nos dá a família para aprendermos as lições dentro de nossas casas e familiares.
Personalidades para todos os gostos,
Ali aprendemos as lições da vida, poxa!
Bem que poderiam  vir com manual de instruções....Aprendemos  no dia a dia, na raça. 
Se fosse parque de diversões
Seria uma montanha russa.
A matriarca é Top,
Sabedoria pela vivência, opa!
Pra ela não dizem os não.

No entanto, é um para raio de emoções, conhece os problemas de cada filho e netos abraça os com toda emoção e determinação.
De repente sentimos que estamos no meio de uma tempestade com raio e trovão.
Ah...nao, 
Que inferno, os outros aprontam e nós somos enfiados na confusão.
Disse não...As minhas lágrimas desceram, mas a razão falou mais alto...

Lilian sempre ouviu os conselhos de sua mãe, sábia ..muito sábia !
Uma hora ela faz uma reflexão positiva,vidente ,em outra hora fala coisas de lá na frente,uma verdadeira montanha russa.Evidente.

Descobri, ela não quer que eu me case, bom, foi minha interpretação,   a dela, tem lógica,  mas nem  tanto.Pois assim deixarei de estar á disposição a qualquer hora, mesmo morando distante..Disse lilian
Mas tem horas...Que o céu cruza as pernas...
Em casa acordei com um corpo peludo em cima de mim, me lambendo a nuca, entrando debaixo das cobertas...As cachorrinhas que estão passando dias aqui..
Uma tem preguiça lascada, nesse dia acho que peguei delas.
Mãe
A senhora pode ir na feira comprar pastel?
Não posso.
Que resposta!
Não estou com vontade de sair.

Mãe faz tudo pelo filho,as vezes quando pedimos falam não sem aparente motivo.
Quando falei
Você quando não quer ,nunca falei que resposta é essa, hoje não quero fazer nada, de boa,Vai lá você...Hoje dei me a chance de ter preguiça, só isso!

Foi
Comprou os pastéis,
Trouxe um pra mim?
Mãe eu ia comer um hoje e outro amanhã ..Pensando, pastel para o dia seguinte?
O olhar ao pensar deve ter espelhado na reprovação...
Parou...Um silêncio 
Mãe vou dividir com você.
O senso, o remorso bateu.

Estou no trabalho,as vezes em outro país, Não ligam pra saber de mim...Sabem do meu paradeiro.
Mas...
O cel toca
Mãe onde está tal coisa,
Bom nem eu sei...Como vou procurar?
Acontecem coisas malucas,
Pensamos meu Deus o que é isso?
Pego férias? 
Se ficar em casa, todos estarão  de férias,  se a mae está em casa não viajou, trabalha em casa.Quem mandou não viajar
O dia que escutei isso...Faz anos, acredito não se lembram, mas eu?
Nunca mais nas férias fiquei em casa, faço as malas e tchau. 
Se calhar de ser época de férias escolares amém,  vamos todos, caso contrário FUI.

Ah mas quando viajei por 35 dias, ligavam em desespero, mãe não fique longe por tanto tempo assim, sentimos falta até das nossas brigas,
ou seu silêncio...
Isso por que eu estava só nos primeiros dias de viagem, nunca se importavam,  mas saber do tempo da minha ausência...

Lógico,  quando fazem algo estranho já falo logo, se continuar assim, na próxima foi ficar fora 30 dias consecutivos   meses ou ainda quando aposentar vou morar em outro país ou estado.
(o silêncio) elas sabem que quando falo, faco .É,  temos que agarrar onde o calo doi.Se bem que tenho vontade,  não sei se vou ter coragem.Esse meu lado frágil, elas não sabem, pra minha segurança.Vira bagunça. Quando você da um surto de louca, ninguém põe a cara a tapa.

Talvez quando estiverem com vida feita...Isso aí ao futuro pertence.

Porém,  ninguém sai sem deixar seu plano de vôo. Indicando horário, onde e com quem está. Liberdade organizada para as partes.
Estou incluída nessa, Bom, as vezes omito nomes e digo somente quando Volto.
Caso vai se atrasar, ligamos antes da marcada de chegada,  eu não me preocupo...Mas deixo claro, se não avisar quinze minutos depois estou na delegacia . Uma forma de manter a ordem e disciplina.Uma rotina que não deixa ninguém arrancando os cabelos de preocupação ou desespero.

Mãe onde a senhora está?
Atrasei quinze minutos e; não avisei.
Ou aviso e não prestaram atenção...E ligam pra saber se está tudo bem.
Preocupação dupla.

Um comentário esquisito apareceu esses dias...Um fala do outro e vice versa..
Por muito tempo fui motivo das conversas...Um  avaliado de sua vida,que inferno.Quando sentimos contrariados e controlados.
Porém, algumas vezes não escutamos e quebramos a cara literalmente. 
Sabemos da preocupação, tem hora que precisamos caminhar sozinhos.ou ter nossa privacidade.

Nesses últimos meses.
, me pegaram em casa saímos, as filhas tinham saido e eu ficaria sozinha.
Na volta, já em frente meu portão...
Vamos na casa de fulano?
Você não tem amigos mesmo...Quando não falamos nada a nosso respeito temos que escutar isso. Duplo sentido.A resposta chegou na garganta, aprendendo a engolir seco.

Deixei de falar algumas coisas.
Não sei se fiquei contente com isso ou triste. Por outro lado deixei de fazer comentários da minha vida que teria importância só pra mim.

Afinal,
Apenas companhias gostosas de nossas reuniões familiar , as vezes de última hora.
O Telefone toca...Vai fazer algo hoje?
Acabamos indo na casa da avó e na volta  na minha casa, foi muito bom , de paz em família, um filme,uma pizza, o vinho, marcando um cinema e o que vamos fazer depois dele nos próximos dias.
Depois de uns goles a mais sai uma viagem marcada.Tudo feito na hora, dia, hotel avião etc...Marcou?
Depois vamos ver as possibilidades,  mas se está combinado "SE VIRA"

Logo as filhas chegaram....Aquela farra gostosa.
Ficamos irritados com certas coisas,mas quando estamos sozinhos sentimos falta.
Chegamos fazer um comentário,na família se fala bem ou mal,é sinal que estamos sendo lembrados.Pior quando esquecerem de você.

A matriarca resolveu escrever uma parte da sua história querendo registrar em cartório...Minha mãe virou escritora?, emoções estavam ali a milhão, acho que tenho esse lado dela...
Já desistiu..

REegistro alguns dizeres dela 
Você não está caçando cachorro com linguiça, 
Poe suas orelhas de molho,
Vai acender vela pra mau defunto, 
Só você que não vê...
Você é louca,
E outras...Pra mae o filho nunca cresce, as vezes me sinto como se tivesse quinze anos nos tempos dos anos dourados.

 Assim a família nas nossas vidas, se não aprendemos com situações e diferentes personalidades em casa, la fora não é diferente,outras famílias outras personalidades.Como sobreviver com juntos misturados, haja folego.

Se ai na sua casa está tudo calmo...
com certeza estão sentados no celular, filhos, primos e seus namorados  (a) no watzap...Aqui não é diferente essa calmaria, sou até convidada...Senta aqui com a gente.

Vou viajar...
minha mãe...Isso mesmo vai curtir a vida enquanto pode.  

três dias depois 
Quando você volta?
Tal dia...
Estou esperando você aqui...Esta saindo demais...Pra que ir nesse lugar?
ela Esquece que tem outros filhos que, quando nao estou eles assumem o comando total, fazendo o que faço. 

Ja está bom,  volta  muitos dias fora.Ainda lembra casos do datena..Misericórdia! 
Falamos todos os dias por telefone.
Demora pra ligar pra ver...


Respiro, e volto para minha viagem curtindo enquanto posso, levando em consideração a primeira opinião.

Que bom  ter esse movimento...Padecendo no Paraíso.EU AMO MINHA FAMÍLIA!
Como já conhecemos os costumes,
Tiramos de letra.

 
Lilian Meireles
Enviado por Lilian Meireles em 09/02/2020
Reeditado em 09/02/2020
Código do texto: T6861840
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.