O rapaz recebeu um chamado da espiritualidade. Não foi uma aparição, não foi um sonho, não foi nada disso. Foi apenas uma necessidade urgente de mudar. Finalmente conseguiu admitir que a vida que tinha construído até ali era vazia, fútil, falsa, cheia de mágoas, rancores e energias negativas. A felicidade era apenas uma fantasia. Ele dizia em voz alta que era feliz, mas não consegui ouvir a própria voz.
          Lendo sobre a vida de Chico Xavier, o rapaz se encantou. Que vida verdadeira e feliz, ele pensou, mesmo com os obstáculos e os momentos difíceis. Mas ser igual ao Chico é praticamente impossível. Tentar ser um Chico Xavier poderia torná-lo próximo da perfeição. A espiritualidade resolveu intervir e assoprou: Chico não era perfeito. Ele era disciplinado.
          O rapaz decidiu mudar e fez mil planos. Iria ser mais assíduo no Centro Espírita, doar seu tempo para trabalhos voluntários, ajudar os mais necessitados, perdoar quem o feriu, arrancar do peito as mágoas, os rancores e transformar as energias negativas em positivas. Ia seguir o exemplo do Chico.
          Algum tempo depois encarou a realidade: as mudanças não são fáceis.. Hábitos são difíceis de serem mudados. Não temos que apenas fazer, mas também querer fazer. Mágoas e rancores não somem de uma dia para o outro e o perdão tem que vir do coração e às vezes o coração não ajuda. É difícil ser bondoso, generoso e esquecer as coisas ruins. Se eu perdoar quem me fez mal eles vão ficar impunes? Vai ser tão fácil assim? Isso o rapaz não aceitava, por isso não conseguia perdoar.
           Um dia follheando mais um livro sobre Chico leu a seguinte resposta dele ao ouvir de uma pessoa que não dava esmolas a mendigos porque eles iriam usar o dinheiro em drogas e bebidas.
- Faça sua parte pois o que ele vai fazer com o dinheiro já é um problema dele. Cada um presta contas dos seus atos. - disse Chico prontamente -
          O rapaz entendeu a mensagem. Ele perdoar quem o magoou não seria bom para a outra pessoa, mas para ele mesmo. Ele ficaria mais leve, mais feliz e tiraria um peso do seu coração O perdão o deixaria seguir em frente.
          Hoje o rapaz luta para tornar-se uma pessoa melhor. Dar um passo de cada vez. Descobriu que viver uma vida real lhe trás amigos verdadeiros e que ao ajudar as pessoas necessitadas o prazer é maior que usar qualquer bebida ou droga.
          Quanto as mágoas: um dia elas vão embora, mas quando forem, não voltarão mais.

 
José Raimundo Marques
Enviado por José Raimundo Marques em 09/01/2020
Reeditado em 09/01/2020
Código do texto: T6837543
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.