Reunião

A empresa já não vinha obtendo bons resultados e por isto decidiram demitir o diretor. Dias depois o presidente anunciou o novo diretor geral que se apresentou como Sr. Afonso Fonseca. A primeira reunião com o diretor foi convocada para a segunda-feira seguinte. Os subordinados repararam que o local da reunião seria fora da empresa, inclusive pediram uma confirmação do diretor para saber se era aquilo mesmo e era, ou melhor, será.

O sol estava começando a esquentar, mas o clima ainda era agradável. Flores por todo o lado e pássaros não hesitavam em cantar. Crianças brincavam, corriam. Alguns jogavam bola na quadra. Não se duvida que seja um parque, mas para o novo diretor é também local para uma reunião de empresa, que por sinal foi o primeiro a chegar para preparar tudo. Momentos depois chegaram: o diretor de vendas, depois a diretora de compras, de recursos humanos veio em seguida, o diretor de marketing e a diretora da qualidade completou a equipe. Eles olhavam entre si sem conseguir entender. O novo diretor iniciou:

_ Vamos iniciar nossa reunião. Agora são dez horas da manhã, faz vinte e graus, 65% é a umidade relativa do ar, o vento sopra de leste para oeste.

_ Por que todas estas informações? – perguntou um dos diretores.

_ Gostei da pergunta. Elas podem ser irrelevantes, ou não. Mas quero chamar a atenção que muitas vezes ignoramos informações imprescindíveis. Pensem bem: será que não estamos ignorando informações sobre nossos produtos ou clientes?

A reunião prosseguiu com os diretores sentados na grama ao redor de uma toalha estendida. De repente veio um passarinho e pousou na toalha.

_ Este passarinho já tinha vindo aqui antes e ele me contou que nossos concorrentes estão um passo a frente de nós – disse o diretor.

Os diretores se entreolharam. Não é possível que esta reunião esteja acontecendo, pensavam sem precisar dizer.

No dia seguinte o comentário foi geral. Passou um tempo e a empresa começou a dar sinais de melhora. Houve mais reuniões no parque e os diretores gostaram da ideia e entraram no clima. Certa vez um diretor perguntou ao Sr. Afonso de onde tinha tirado aquela ideia de parque.

_ Ficar entre quatro paredes é algo sufocante para boas as ideias. Quero tirar um pouco da pressão, mas só um pouco. Aquele clima gerado pelo ar-condicionado é muito artificial. É tudo muito clássico, pragmático, conservador. A natureza pode nos dar bons resultados. E também lá em casa nossas reuniões de família são bem sérias, com projeção de resultados em gráficos e tudo mais, só que minha esposa e as crianças insistem nisso.

_ Não posso acreditar que sejam assim – comentou o dono da pergunta.

_ O último natal em família, com alguns parentes, foi algo semelhante. Todos ao redor da mesa, cada um falando na sua vez, sem atropelar. Um verdadeiro rito litúrgico – contou o diretor geral.

_ A direção deste vento que sentimos agora é um sinal dos rumos do mercado. Vamos voltar a discutir isto? – propôs o diretor de compras.

_ Infelizmente não vou discutir, o presidente me demitiu.

_ Mas por quê? Seu desempenho tem sido bom – questionou o diretor.

_ Porque ele queria reunião na praia e eu discordei.

_ Por quê??

_Não creio que a pressão atmosférica igual a zero seja bom para uma empresa. A ideia do parque é reduzir um pouco a pressão, mas não a zero.

_ Não pode ser verdade!

_ Também não me agrada aquele cheiro de maresia, é de dar náuseas.

Semanas depois houve a reunião na praia com o novo diretor. Teve reggae de música de fundo. Meses depois o presidente compareceu numa das reuniões para decretar falência. Depois foi surfar. Enquanto isso aquele ex-diretor conseguiu levar a família no parque para discutir assuntos importantes, apesar da resistência.

02/12/2019

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 02/12/2019
Código do texto: T6809036
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.