Minha Autopsicanálise

Minha Autopsicanálise

Nunca fiz análise na vida; acho que deixaria o psicanalista pirado, ou ele entraria na minha onda. Vamos supor que um dia eu tenha dinheiro sobrando e para jogar fora, coisa que está difícil, aí cismaria de passar num psicólogo para matar o tempo. (tenho o maior respeito pela profissão; conseguiram ver não sei o quê em mim para não me aprovarem em concursos ou empregos, talvez a quadratura do círculo).

Vamos lá , no dia 31 de fevereiro de certo ano, adentro um desses estabelecimentos ( sim, pois time is money). Suponho que o cara esteja lá, sentado, de óculos e barba e seja fã de Freud ( quero que seja freudiano; lacaniano é louco demais! Jung é cheio de inconsciente coletivo).

Olho em torno e; " cadê o divã? "

O terapeuta se diz moderno, ou então é pobre e não tem. Só tem um banquinho, cara a cara.

-Não, eu quero o divã! Cadê a graça se você não sentar lá e disser:" quando era criança tive traumas por causa daquele trenó que meu pai não me deu..."?

O barbudo me olha com uma cara incrédula e ... aponta para o sofá: "Serve?"

Sem outra saída, deito-me no sofá e...não tenho paciência com frescura e, vou logo ao ponto :

-Sempre pensava: se um dia for a um psicanalista, vou começar direto com essa pergunta: "Se Deus criou o Universo; então, quem criou Deus?" Pronto, se não responder a essa pergunta, levanto e vou embora na hora.

O senhor levantou a sobrancelha e, não parecia surpreso; já devia ter lidado com malucos de todo o tipo. Só disse:

- Não sei; a psicanálise não tem respostas para tudo...

Minha pergunta foi maliciosa; queria desafiá-lo, mas ele parecia não se incomodar ( meu dinheiro é que ia indo embora...)

-Ah, mas isso não é resposta; isso me intrigou a vida toda; será que Deus existe? Quem nunca duvidou disso? Quando interrogo alguém sobre isso, sempre tem chiliques, como se tivesse tirado um doce dele "ih, você abalou minha Fé". Se a Fé dele é tão inabalável, por que uma simples pergunta o deixa tão desconcertado?

-Isso é pessoal e de foro íntimo; se você tem essas dúvidas, outros se apegam a algo para viverem e, se são felizes assim , ótimo. Você é filho único?

-Não, e o que isso tem a ver com o caso?

-Parece mimado; alguém com outras preocupações não pensaria nisso.

-E por que alguém que tem dúvidas se Deus existe é mimado? Que ciência é essa? Vou além: e se cada um de nós for um Deus? E se um Deus maior criou um Universo menor e assim sucessivamente? Machado de Assis já disse que para uma borboleta nós seríamos um deus...

-Você já teve sonhos de grandeza, que era presidente da República, ou coisa do tipo- e ia anotando tudo num caderninho, com aquele olhar inquisidor.

-Como é que você sabe? - Queria provocá-lo para ver se não viria com aqueles diagnósticos de encher as pessoas de remédios e mais remédios. Eu não tomaria nunca; ficaria com minha sadia loucura.

-Você pensa que é melhor que os outros, mas é como todo mundo. Sua mãe ou pai deixaram você fazer tudo o que queria, mas a vida não é assim. Não, você não tem nada, só quer fazer charme...

Realmente, tive pais maravilhosos; não lembro de nenhum trauma; uma palmadinha aqui e ali; o pior mesmo era a falta de dinheiro...

Sim por incrível que pareça , acho que ele tinha razão; sempre tive prazer de provocar os outros e testar seus limites.

- Use sua criatividade e imaginação para criar histórias. Tudo o que disse é apenas metafísica, não ciência e...não há respostas para isso.

Fiquei decepcionado; o homem só ficava sentado lá ouvindo e..sentia estar desperdiçando meu dinheiro. Achava que seria um sábio com sacações tremendas sobre tudo; era apenas um homenzinho que falava pouco. Por fim, o relógio tocou; meu tempo acabou. Paguei-o e saí mais confuso ainda do que tinha entrado. Duvidar faz parte da vida. Toda a certeza é entediante.

Ângelo Ranieri