DIA DO RADIALISTA.... ATRÁS DE UM MICROFONE TAMBÉM BATE UM CORAÇÃO!!!

Dia sete de novembro, dia do radialista. O sol emanando seus primeiros raios. Donny Verona vestiu seu velho agasalho vermelho Adidas. Desceu as escadas do prédio, onde morava com a esposa e o filho. O velho Fusca na garagem. Colocou a sacola na lixeira do edifício. Seu rosto era pouco conhecido mas a voz era inconfundível. Potente e pausada, fazia da voz dele um misto de Cid Moreira e Moacir Franco. Por baixo do agasalho, a camisa do Rio Branco, o tigre de Americana. A camisa apertada, devido aos quilinhos extras de uma vida sedentária, traz o patrocínio de uma tecelagem, evocando uma época em que a cidade era a capital do tecido. Americana, a Princesa Tecelã. Época boa de muitos empregos e lojas abarrotadas de clientes. Época que o Rio Branco jogava bonito num estádio lotado. Ele passa na basílica de Santo Antônio, onde faz uma breve oração. Donny passou na banca de jornais da praça Comendador Muller. Ele tem uma coluna sobre esportes num dos jornais da cidade, O Liberal. Escreve às terças e quintas. Na praça, encontrou o amigo Zaramelo, comunicador como ele. -" Bom dia, Zara!! Parabéns pelo dia do radialista. Nosso dia. " Eles se abraçaram. Uma amizade de mais de trinta anos. -"Zara, estou indo ao Centro Médico, o prédio azul!!! Apareceram essas manchas no braço. Estou preocupado. Tenho consulta com o doutor Paulo Renato, alergologista!" Donny esticou o braço direito. -" Cuidado com o sol. Já não somos mais jovens!! Vou passar no estúdio da rádio Voz 90, pra ver o colega Tony Cristino!!!! A gente se vê!!! Vai com Deus!" Zara deu a Donny um exemplar de seu jornal de esportes, depois rumou para o estúdio móvel da rádio, instalado em frente a biblioteca. Cumprimentou dois guardas municipais, em ronda. Donny chegou ao Centro Médico. Quase foi derrubado pelo cantor Rodrigo José, que saía do local. -" Donny!!!! Chic dez!!!! Bom dia, amigo!!!!" Eles tiraram os óculos escuros, simultaneamente, como se tivessem combinado. -" Rodrigo, aparece na rádio pra divulgar seu novo clip. A hora que quiser, os microfones são seus!!!!" O cantor estava feliz. -" Me viu no Faustão, Donny??? Foi chique dez!!!!!" Donny deu um tapa no ombro do outro. Sinal de confiança e proteção, segundo o livro O Corpo Fala!!! -" Rapaz, irado. Eu chorei. Sou manteiga derretida. Muito sucesso pra você!!" O cantor apontou o prédio. -" Veio cuidar da voz com a fono?? É nosso instrumento de trabalho!!!!" Donny meneou a cabeça, negativamente.-" Olha que eu preciso!!! Vim no alergologista!!!!" Eles se despediram. Uma multidão aguardando a chegada dos elevadores.-" Mudou muito aqui. Não tem mais as catracas!!! Legal!!!" Disse Donny ao porteiro. Donny preferiu usar as escadas. Apenas três andares. Subir escadas faz bem!!! Pensou ele. Uma moça passou por ele, com envelopes de radiografias nas mãos. -" Michelle Locutora?!!? A bela voz da Nativa????" A moça se virou. -" Me conhece, senhor?!??" Donny tirou os óculos escuros. -" Dos comerciais de televisão, sim!!! Sou Donny Verona, do programa Acorda Cidade!!!! Reconheci a sua voz na campanha da Páscoa!!! Quando liguei na Radiologia Sidney, reconheci sua voz na secretária eletrônica!!! Inconfundível." Eles se cumprimentaram. -" Puxa. Escuto seu programa desde criança!!! Sua voz é linda, dom divino." Donny apontou os cabelos tingidos. -" Estou há vinte e dois anos no ar. Meus cabelos mudaram mas a voz continua a mesma. Migrei do jornalismo esportivo e policial, onde atuei por dez anos. Deixei lá meu pupilo Keller Stocco. Adoro o programa dele. A gente faz de tudo pra sobreviver nessa época de redes sociais!!! O rádio nunca vai morrer!!!" Michele tinha um brilho nos olhos. -" Verdade, amigo. Nos celulares, por mais modernos que sejam, tem o aplicativo do rádio!!" Donny se emocionou. -" Ser radialista é ser um semeador de emoções. Estamos num pequeno estúdio, em frente a uma parede, falando num microfone de uma rádio, como se tivessem milhões de pessoas a nossa frente. É louco e mágico. Fazemos companhia a muitos profissionais nas madrugadas.... levando informações, notícias, mensagens de fé e positividade, música boa, divulgando festas e eventos beneficentes, protestos, benfeitorias públicas....o rádio ainda é importante!!!!" Michele acrescentou. -"Muitos preferem ouvir futebol pelo rádio. É diferente. Dizem que tem mais emoção!! No ônibus, logo cedo, está todo mundo ouvindo música nos fones de ouvido!!! Bom te conhecer, Donny!!!" Eles se cumprimentaram. -"Parabéns, hoje é nosso dia, Michele!!!! Dia do radialista!!!" Ela também o felicitou. -" Parabéns pra nós!!! Atrás de um microfone também bate um coração!!!" Donny chamou o elevador, após sua consulta. Pra sua surpresa, dentro dele estavam os também radialistas Walter Bartels, Jairo Camargo Neves e Ricardo Veronesi. -" Marcamos encontro aqui !?!??" Disse Donny, ao rever os amigos de longa data. Eles saíam do prédio quando o porteiro os reconheceu. -" Donny, Jairo, Veronesi....parabéns pelo dia do radialista." Eles se espantaram. -" Você nos reconheceu!! Muito obrigado, amigo." Disse Jairo. O porteiro prosseguiu. -" Rádio Brasil. Programa A Estação Espacial está no ar!!! É muito bom. O estádio do tigre ainda tinha o barracão, lá nos anos 80, quando acompanhava o Ricardo, no radinho de pilha!!!" Donny sorriu. -" Caraca. Estamos mesmo ficando velhos!!!" No mesmo instante, o radialista Natale Giacomini entrou no prédio, acompanhado de sua esposa, Sueli. Donny se despediu dos amigos e partiu em direção ao mercadão municipal para saborear o tradicional pastel do Chico. Ali era o ponto de encontro de velhos amigos do rádio. Não demorou e eles chegaram. Fofão, Peninha, Jota Jr, Antônio Édson, Mauro Aguiar e Rogério Assis, o canhão da Band. O bate papo entre eles mais parecia uma mesa redonda de futebol. Um grupo de pessoas se reuniu em volta deles. Eram nmuitas histórias boas. Lembranças de viagens e aventuras pelos estádios do interior paulista. Os rivais. Os craques. Alguém mencionou os mestres Osmar Santos e Fiori Gigliotti. O estilo de narração carioca e paulista. O carrossel caipira do Mogi Mirim e outros bons times. Antes do advento da televisão, o rádio ocupava lugar de destaque nas salas das casas. Bons tempos da era de ouro da Rádio Nacional. As radionovelas. Um pouco ofuscado pela televisão, o rádio encontrou espaço nos painéis dos automóveis!!! No rádio começaram Sílvio Santos, Lima Duarte, Hebe Camargo e tantos artistas renomados. Fazem parte da história do rádio brasileiro, entre tantos, Zé Bétio, Gil Gomes, Haroldo de Andrade, Chico Anísio, Afanázio Jazadji, Barros de Alencar, Blota Jr, Eli Correa, João Paulo de Andrade, Inezita Barroso, Milton Leite e Paulo Barbosa. -" E aí??? Quem vai pagar uns pastéis pra gente??!?" Eram os ex jogadores Sandro Hiroshi e Macedo!! A resenha estava apenas começando!!! Parabéns a todos os radialistas!!! FIM.

marcos dias macedo
Enviado por marcos dias macedo em 07/11/2019
Reeditado em 08/11/2019
Código do texto: T6789508
Classificação de conteúdo: seguro