Diálogos indigestos

É meio dia, a mãe põe a mesa, enquanto o filho acaba de tomar banho. A mesa posta, os dois sentados e a mãe diz:

-meu filho, amanhã sai o resultado do vestibular e com fé em Deus, você será aprovado e vai fazer o tão sonhado curso de medicina.

O filho nada diz, de boca ainda cheia. A mãe continua, com um sorriso moderado.

-lá, na univerdidade, você vai encontrar uma garota bonita e principalmente inteligente, aí vocês vão se formar, casar e eu terei meus netos.

O filho ainda calado, olha para a mãe com um olhar distante.

-meu filho, fale alguma coisa, está ansioso?

O filho então resolve participar da conversa, que mais parecia um monólogo.

-estou ancioso mãe, mas se eu passar não quero fazer medicina, sempre tive em mim o desejo de cursar moda ou artes.

A mãe, pega de surpresa, diz:

-mas meu filho, moda é um curso de mulher e arte não dá futuro. E ainda assim, o que os outros irão pensar e falar?

O filho continua, com tom sóbrio.

- também não quero ir para universidade para encontrar uma esposa, já tenho um amor e sou feliz com ele.

A mãe para, reflete e pergunta:

- feliz com seu amor?, a pessoa que ama?

E o filho de súbito responde:

- não mãe, feliz com meu namorado.

A mãe baixa a cabeça e num gesto indigesto, fecha os olhos.

O filho se cala e continua a almoçar. Cinco minutos se passam e nada é posto á mesa em forma de verbo. O filho ainda come e a mãe ainda pensa.

E diz:

- meu filho, mas a medicina, uma família, esses eram seus planos, seus sonhos.

- não mãe, esses eram seus planos, seus sonhos. Nunca os meus. Eu errei em deixar esse barco andar. Mas, não quero passar a vida seguindo sonhos que não são meus ou planos que não os fiz. Senão, quem eu serei, no final?. Formado em algo que nunca quis e casado, só pra dizer que sou "normal", igual a todos.

Eu sou diferente, eu quero coisas diferentes pra mim. Mãe, o que me deixa triste, é saber que a felicidade do seu filho, está abaixo do que o que pensam as outras pessoas.

Rafael lima vera cruz
Enviado por Rafael lima vera cruz em 28/10/2019
Código do texto: T6781254
Classificação de conteúdo: seguro