Antagonismo

Ao chegar à cidade, Brock Wilson deu uma entrevista coletiva para a mídia local e pareceu, como sempre, bastante otimista com as perspectivas de preservação da Reserva Natural de Los Gatos, ameaçada por interesses que variavam da exploração mineral à empreendimentos agrícolas em larga escala. À portas fechadas, contudo, confidenciou-me pouco depois sua preocupação com o futuro do parque florestal.

- A verdade é que, à medida em que aumentam as pressões pela produção de mais alimentos, particularmente para atender mercados emergentes como a China, torna-se cada vez mais difícil defender a preservação pura e simples de reservas naturais.

- Mas as pessoas estão preocupadas com a preservação da natureza - contrapus. - Há muitas matérias na imprensa enfatizando este aspecto, de que precisamos conservar o meio ambiente para as futuras gerações.

- É um belo discurso, e essencialmente correto, - admitiu ele - mas o que realmente irá determinar a sobrevivência de Los Gatos é o aumento populacional; se continuar no ritmo atual, a pressão para que novas áreas sejam abertas à exploração comercial é inevitável. Além disso, outra coisa talvez seja um fator de deterioração ainda mais forte do que esse: a maioria das pessoas neste país, não importa o que diga a imprensa, não dá a mínima para o meio ambiente ou sua eventual destruição. Aqueles que desejam a preservação da natureza, somos uma minoria.

- E o que poderia então, pela sua análise, virar o jogo ao nosso favor? - Questionei.

Wilson deu de ombros.

- Menos gente, não lhe parece óbvio? Quanto mais gente, mais poluição, mais pesticidas, mais dióxido de carbono, menos água limpa... estamos destruindo este planeta, esta é que é a verdade.

- Deveríamos, talvez, limitar nossa taxa de natalidade como fazem os chineses? - Sugeri.

- Talvez eles estejam esperando que façamos isso... - avaliou. - De qualquer forma, já nos superam por um fator de três para um. E boa parte da poluição global hoje provém da China, visto que os transformamos no pólo industrial do planeta: apenas exportamos nossos problemas, mas eles continuam vindo atrás de nós para nos assombrar.

Antes de nos despedirmos, ele fez um último comentário:

- Não estou colocando os chineses na posição de vilões do mundo. Talvez tenha sido justamente a nossa ganância que os transformou no que são hoje... vivemos uma relação de simbiose. O problema é que esta relação pode terminar por destruir as partes envolvidas... e não estou falando somente de Los Gatos, mas do planeta inteiro.

- [25-10-2019]