A CASA DO SÍTIO CARVÃO

A CASA DO SÍTIO CARVÃO

Era uma casa grande de tijolos enormes e janelas largas. Na casa havia um paiol onde guardava-se o arroz da colheita e/ou o algodão da safra do ano. A cozinha era grande e cheirava a lenha queimando no fogão de barro com trempes de ferros para sustentar as grandes panelas de argila, muitas já gastas e pretas de tirna da fumaça que a lenha soltava.

Abaixo do fogão havia um forno para os assados que, em tempos de festas, fumegava e o cheiro bom de boa comida perfumava a casa inteira.

A casa era toda de piso raso, todo ele era chão de terra batida. Para varrer aguava-se o piso para não levantar poeira.

Nos quartos tinham grandes camas de madeira pesada e colchões de junco, ninguém sofria de escoliose ou lordose. Contavam-se tantas janelas na lateral da casa que muitas não eram abertas há anos.

Havia um salão logo na entrada da casa onde meu pai costumava receber os trabalhadores da roça para lhes pagar a diária ou lhes passar as tarefas do dia seguinte .Também havia uma saleta pequena entre o meu quarto e o de minha mãe que servia de ateliê de costura. Certa vez, durante a noite, minha mãe e minha irmã estavam costurando roupas para os trabalhadores e pelo chão se estendiam muitos retalhos. Na hora de juntá-los para guardar, minha mãe confundiu uma cobra coral com uma tira de tecido e foi um "Deus nos acuda". A cobra foi pisoteada.

A família era pequena, meus pais, minha irmã com uma filha pequena, de um casamento que não deu certo, meu irmão e eu.

... "ó de casa"... "está aí gente?"

Chamavam com as leiteiras na mão

Quando antes da lua subir

O quentinho leite lá iam pedir

E ti' Miquas ia a ordenhar suas vacas

Pois eram o único sustento de leite

Que buscavam por aquelas bandas

Em tardes em que se ia p'ra Norte

A caminho da casa do morador Zezito

de nome já esquecidos

Que com brio no moinho se viam

As pedras sob a água límpida

De contentes a rodar pareciam

Com gosto uma canção entoar

Pois sabiam que pão se iria cozinhar

A vida parecia alegre e leve

Já os dias eram longos

Dizia o Avôzinho, após a ceia

Que no campo o trabalho fora árduo

Pelo que antes do galo cantar

Já Ele se avistava lá no cimo a trabalhar

Maria Tecina Santos

Natal 18 de outubro de 2019

Maria Tecina
Enviado por Maria Tecina em 20/10/2019
Código do texto: T6774135
Classificação de conteúdo: seguro