Como os ipês!

Constantemente, ouço pessoas desejando uma mudança de vida e admirando a grama do vizinho por ser tão verde e bonita. Enquanto elas ficam apoiadas no muro, apreciando o tapete verde do morador ao lado, o seu gramado está doente, mal nutrido, com excesso de umidade e sem podas, tomado por pragas que acabaram com a sua beleza natural.

Não debruçado sobre o muro, mas numa trajetória de diária em minha vida de professora, muita coisa na estrada de idas e vindas, de todos os dias, chamou minha atenção. (Afinal eram cotidianamente 66 km).

Mas uma prendeu mais que qualquer outra. - A paisagem, as cores o perfume a beleza que saltava aos olhos e me impediam de ver os perigos das sinuosas curvas, da altura das serras, das cruzes dos acidentes (e quantos acidentes presenciei nessa estrada) e até mesmo das caronas em sua grande maioria com estranhos, que nunca nos deixava na estrada, pois sabiam que eramos as professoras de Itarana X Santa Maria de Jetibá.

Mas se algo me saltava aos olhos precisamente era o colorido das árvores em épocas distintas e que mudavam por completo o colorido o cheiro que vinha de encontro ao sereno das madrugadas frias cortadas por fortes ventos.

Em meio a toda beleza peculiar de cada estação, uma arvore me chamava atenção, uma árvore que amo - o Ipê!

A vezes penso e já pedindo licença poética ao autor do livro de Mateus no novo testamento da bíblia sagrada- Creio que se Jesus tivesse nascido no Brasil, em Mateus 6:28,29 quando fala dos lírios do campo, ele teria dito: Olhai para os ipês do cerrado, nem Salomão com toda sua glória se vestiu como eles!

Nessa longa trajetória em nossa tão conhecida estrada aprendi com a natureza e mais precisamente aprendi muito com essas árvores tão lindas!

Primeiramente aprendi logo que quanto mais rigoroso e seco é o inverno, mais florido e denso ele -o Ipê fica na primavera. Destacando se por sua florada em meio ao cenário totalmente árido, ou espremido entre pedras, e como tem pedras lindas nesta região, e no meio delas está lá lembrando que há vida e beleza diante a seca, que já começa dar sinal de que a primavera está chegando. E na primavera, ele desabrocha ainda mais vigoroso, pois suportou a seca do inverno, isso me despertava sempre uma esperança, e não poucas vezes eu me pegava observando e me apropriando de mais e mais esperanças, para continuar mesmo em meio as dificuldades.

Segundo que, o Ipê amarelo não tem apodrecimento de tronco, é a fênix das árvores, quando você pensa que está morto, ele renasce na primavera.

Aprendi que preciso continuar a aprender com os ipês, pois me apropriar de conhecimentos de diversos saberes é algo que Deus ao longo de minha vida tem me ensinado, e eu tenho entendido que os ensinamentos de Jesus estão aí, a minha disposição, de forma simples clara, basta me apropriar deles. O texto de Mateus 6 mencionado anteriormente, fala acerca das preocupações da vida. É o Espírito Santo em minha alma dizendo, filha se eu cuido dos ipês, não vou cuidar de você? Respira fundo, contemple a natureza que criei!

Em Salmos 1:3b diz: "dá o fruto no tempo certo, e tudo quanto fizer prosperará". As vezes é necessário passar por um inverno rigoroso e seco, para que na estação certa, floresça de tal forma que o mundo que o cerca seja impactado com sua beleza.

E por último e mais importante aprendi, que sempre há esperança quando Jesus é seu jardineiro, e pode ser que você esteja como árvore em que aparentemente seu tronco e suas raízes estejam mortas, mas Aquele que é Água Viva fará primavera novamente em seu coração. Creia!

Deus te abençoe!

Carmem Lucia Corrêa De Castro Cirqueira
Enviado por Carmem Lucia Corrêa De Castro Cirqueira em 18/10/2019
Reeditado em 10/01/2020
Código do texto: T6773236
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.