Guia para viajantes do tempo

- Se você pudesse escolher uma tecnologia qualquer, disponibilizada agora, o que escolheria? - Indagou Mark, após a garçonete colocar as duas xícaras de água quente sobre a mesa. Do outro lado da mesa, Suzan o encarou com um olhar divertido.

- Tecnologia… eu não se isso seria exequível do ponto de vista da ciência, pelo menos não do modo que vemos nos filmes, mas… eu gostaria de ser capaz de viajar no tempo.

- Viajar no tempo é uma opção interessante - comentou Mark, colocando um saquinho de chá preto em sua xícara, enquanto Suzan fazia o mesmo com um saquinho de chá verde. - Mas qual período ou época você gostaria de visitar? Passado ou futuro?

- Creio que o passado… conhecer o mundo tal qual era antes de eu existir - ponderou Suzan. - Tentar descobrir se as coisas eram realmente melhores, como nos dizem nossos avós.

- E se fosse… você gostaria de poder ficar por lá? - Indagou Mark, pensativo.

- Quem sabe? - Replicou Suzan, ampliando o sorriso. - O único problema é que eu poderia acabar conhecendo o seu pai, me apaixonar por ele, e dar à luz a você. Pense no trauma.

- Vamos esquecer essa história de viagem no tempo - aparteou Mark. - Que tal… robôs que fizessem trabalhos domésticos?

- Parece-me que seria a porta aberta para nossa dominação pelas máquinas - disse Suzan, tomando um gole de chá.

- Carros voadores?

- Eu sequer gosto de viajar de avião - admitiu Suzan.

- Ampliação das capacidades mentais?

- Teoricamente, os smartphones deveriam favorecer esse aumento, já que temos acesso a todo conhecimento da Humanidade em nossas mãos, mas acho que têm causado o efeito contrário - retrucou Suzan.

- Estou quase imaginando que o momento ideal para voltar com você no tempo, seria então antes da invenção do avião, dos celulares e robôs.

- Bem, você não disse que se tratava de uma viagem a dois - avaliou Suzan. - Nessa perspectiva, tudo muda.

E, depois de pousar a xícara no pires:

- Que tal pensarmos no futuro?

[26-09-2019]