Gente inútil

Pouca gente prestou atenção quando ele subiu ao palco naquela noite. Bom, era sexta-feira e o bar nem estava assim tão cheio, a maioria dos presentes entretidos nas próprias conversas e bebidas. Resolveu então provocar a plateia, aproximando o microfone sem fio de um dos altifalantes, o que gerou um desagradável som de microfonia. Imediatamente, ganhou a atenção de todos.

- Boa noite, distinto público! - Saudou-os, fazendo uma meia mesura irônica. - Não sei quantos de vocês vieram para ver meu show de stand-up, mas eu, certamente, estou aqui justamente por causa dele.

A plateia permaneceu em silêncio, alguns com ar de expectativa.

- Independentemente de quem venha, eu tenho que fazer o meu trabalho. E este, como devem imaginar, é o de entretê-los por cerca de 40 minutos enquanto tomam suas cervejas e tentam não olhar para seus celulares… algo bastante difícil de fazer nos dias de hoje.

Ainda silêncio, mas pelo menos recebeu olhares de simpatia e acenos de cabeça.

- Tenho que admitir que, por não ser um nome conhecido, a probabilidade de que tenham vindo aqui, especificamente para assistir meu número, deve ser bastante baixa. Eu costumava ter uma fã assídua, ela vinha me ver todas as noites. Não, ela não está aqui hoje, faz dois anos que nos divorciamos…

Alguém riu. Um sujeito com aspecto de caminhoneiro.

- Como a minha ex-mulher não está na plateia, vou poder lhes contar a história do professor que foi dar uma palestra sobre física quântica numa escola do ensino médio...e quando lá chegou, não havia nenhum aluno esperando por ele, só o zelador. E aí, o professor ficou desolado, e comentou que havia preparado uma grande apresentação, e onde estava a sensibilidade das pessoas que não compareciam. E o zelador falou então que ele estava ali, e como fazia parte da equipe da escola, ficaria feliz em ouvir a preleção. Ele disse: "se um fazendeiro possui 50 vacas e apenas uma aparece para comer, ele tem a obrigação de lhe dar alimento". O professor reconheceu que era um bom ponto, e fez então a sua apresentação. Ao final da mesma, perguntou ao zelador o que achara. O homem coçou a cabeça e respondeu: "bom, se eu fosse um fazendeiro, e de 50 vacas apenas uma aparecesse no curral, eu não lhe daria toda a forragem destinada às demais 49".

Alguns risos educados partiram de parte da plateia. Era hora de concluir.

- Talvez vocês não tenham entendido a alusão que fiz à minha ex-mulher, mas sempre que contava essa história, ela achava que eu estava me referindo à ela. Por causa das vacas, devem estar imaginando… nada disso. Ela se imaginava no papel do professor, e eu era o zelador. Quando nos separamos, me falou que eu havia lhe dado a melhor lição de vida sobre desperdiçar tempo com gente inútil.

Pelas testas franzidas de alguns dos presentes, deviam estar agora tentando entender o que ele quisera dizer com aquilo.

- Não, isso não foi uma indireta disfarçada para vocês - advertiu, mãos erguidas. - O inútil, neste caso, sou eu mesmo.

[13-09-2019]