SOLIDÃO: MUITAS VEZES VOU AO SEU ENCONTRO, OUTRAS VEZES ELA ME ENCONTRA!

Muitas vezes, em nossa vida, nos sentimos totalmente aprisionados e abandonados como camelos em meio ao deserto num imenso local solitário e escasso de vida, totalmente distante de quaisquer pessoas a quem recorrer. É a solidão!

A solidão tem várias causas como a perda de um ente querido, uma mudança de endereço, um emprego novo, a exclusão de um determinado grupo social. Mas não é a simples ausência das pessoas que define a solidão, muitas vezes a multidão torna-se o local mais solitário e mesmo rodeado de centenas de pessoas você experimenta o sentimento da solidão, isso acontece porque a solidão não depende do número de companhias ao seu redor e sim do relacionamento que mantem com cada uma delas. Seja qual for a causa, temos um grande amigo que jamais nos abandona, Deus, que está a todo instante em nossa companhia.

A solidão é bem conhecida e companheira de muitas pessoas, mesmo as que não a admitam, mas sentem-se angustiadas, tristes, derrotadas, desanimadas, numa profunda escuridão, muitas vezes desconsoladas e perdem a capacidade de perceber o que ocorre ao seu redor.

A consciência da presença de Deus em nossos corações é o primeiro passo para vencermos a solidão. Encontramos na Bíblia vários relatos da solidão, como em Deuteronômio 31,6-8 quando se aproximava a morte de Moisés e Josué assumiria o comando do povo de Israel; Moisés disse a Josué "Coragem! E sede fortes. Nada vos atemorize, e não os temais, porque é o Senhor vosso Deus que marcha à vossa frente: ele não vos deixará nem vos abandonará. Moisés chamou em seguida Josué e disse-lhe em presença de todo o Israel: Mostra-te varonil e corajoso, porque entrarás com esse povo na terra que o Senhor jurou a seus pais dar-lhes, e a repartirás entre eles. O Senhor mesmo marchará diante de ti, e estará contigo, e não te deixará nem te abandonará. Nada temas, e não te amedrontes."

A solidão só é compreendida e sentida por quem já passou por ela e muitos até a preferem, mas admitem que não é bom, só quando necessária. Deus nos criou para vivermos em sociedade e não para vivermos só. Em Gênesis 2,18 Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajudadora que lhe seja adequada.” Dessa forma, vemos que o ser humano foi criado para ser companhia um do outro.

Entretanto existem momentos em nossa vida que a solidão se faz necessária e serve para reflexão, para se escutar e ir ao encontro do seu eu, mesmo Jesus experimentou dela em várias passagens bíblicas: "Feito isso, subiu à montanha para orar na solidão. E, chegando a noite, estava lá sozinho" (Mateus 14,23). Em outro momento: "De manhã, tendo-se levantado muito antes do amanhecer, ele saiu e foi para um lugar deserto, e ali se pôs em oração" (Marcos 1, 35). E ainda, quando esteve solitário no deserto por 40 dias e 40 noites em jejum; e ainda no momento em que antecedeu a sua prisão e consequente morte onde na sua solidão passou por grandes angústias e aflições.

Portanto concluímos que, viver em solidão não é agradável, mas os momentos de solidão podem ser necessários e devemos aprender a enfrentar e a conviver com ela pois é necessária; para quem decide realizar um projeto, a se preparar para um concurso público, vestibular, etc., tem que aprender a conviver quase que diariamente com a solidão, felizmente, o estar sozinho nessa trajetória pode ser a melhor companhia e a solidão passa a ser vista como musa inspiradora para quem cria, escreve, estuda, medita, um encontro consigo mesmo, uma conversa com Deus, o resgate de grandes valores já adormecidos na mente e no coração. A solidão é ao mesmo tempo uma realidade a ser enfrentada e uma força poderosa. Daí surgem os grandes poetas, escritores, nascem os grandes gênios e sábios. Sem sacrifício não há conquista, não há vitória. É o alimento da alma e do espírito. A solidão fortalece.

O sentimento de solidão pode até nos impedir de viver grandes coisas e as pessoas mais próximas podem até nos abandonar, porém Deus na sua fidelidade nunca nos desampara e seus planos são maravilhosos. Ele trabalha o nosso coração e expande nossa visão. Quando você se sentir sozinho e desamparado lembre-se "Nada temas, porque estou contigo, não lances olhares desesperados, pois eu sou teu Deus; eu te fortaleço e venho em teu socorro, eu te amparo com minha destra vitoriosa ... pois eu, o Senhor, teu Deus, eu te seguro pela mão e te digo: Nada temas, eu venho em teu auxílio." (Isaías 41, 10,13).

"... Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo" (Mateus, 28,20).

Rosemary Arruda
Enviado por Rosemary Arruda em 27/07/2019
Código do texto: T6706095
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.