NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA

A tarde descia solarenga na cidade em que o ar pesava num dia de semana atípico.Ela deixara o consultório meia atordoada, decidida a dirigir-se a casa , o mais depressa possível.Resolveu apanhar um táxi para evadir-se por uns instantes dos ruídos da multidão à hora de ponta.

Não teve que esperar muito e o carro parou instantaneamente para que ela pudesse entrar.

- Boa Tarde.

- Boa Tarde.

- Para a Avenida Almirante Reis, mesmo em frente do antigo Cinema Império, se faz favor.

Recostou-se aliviada e tentou esquecer a fila de pacientes que atendera naquele dia desde manhã cedo até tarde pela tarde.

Sol de pouca dura.O chauffeur sentiu a necessidade de ligar o rádio.Talvez para ele, o silêncio criasse uma certa tensão adstringente.

E ela pensou “Talvez sintonize a Antena 2 que transmite sempre música clássica”…mas não.Qualquer outra estação que vociferava informação, breaking news, intervaladas por efeitos musicais agressivos.

Maria de Lourdes suspirou “Era só o que me faltava para me libertar do stress”

Ah sim , a Psicologia, a Psicoterapia não era pêra doce.Envolta em milhares de dramas, dilemas, encruzilhadas, becos sem saída com a missão de ajudar os outros, dar-lhes a mão, consentir-lhes a verdade entre quatro paredes com o segredo profissional garantido:

“…na verdade,ás vezes, gostaria de estrangular a minha mulher…”

“…sim, traio o meu marido com o carniceiro do talho e o acto de traí-lo dá-me ainda mais prazer do que me pôr debaixo daquele homem boçal que exala um cheiro nauseabundo…”

“…sinto um desejo fortíssimo pela mulher do meu melhor amigo…”

“…vontade de vomitar para cima dos clientes e de os insultar com os piores nomes que me acodem no instante…”

“…um pavor das moscas e dos mosquitos, urino-me toda…”

“só consigo ficar de pau feito com as ondas a baterem-me na barriga das pernas…”

Maria de Lourdes ponderou em telefonar ao Supervisor para antecipar a sessão.Estava a…como que a enfartar.

Mas agora é o Presidente Trump que não quer apertar a mão à Angela Merkl em sinal de reprovação pelo dúbio papel da Alemanha nas suas relações com os russos e em vez disso amua e faz uma careta para a imprensa e que faz esperar dez minutos a rainha Isabel II, uma senhora com mais de noventa anos e que sacode energicamente a mão do Emmanuel Macron e diz à Brigitte, primeira dama da França que ela ainda está muito enxuta para a idade e pisca-lhe o olho como se insinuasse “Sua marota, gostas deles …frescos” e depois aos abraços com o Putin que só falta dar-lhe um beijo na boca.É como se o Trump viesse com ela, sentado ao seu lado, no táxi, a dar piadas sem graça como aquela ao Presidente da Republica que ele perdia as eleições se o Ronaldo concorresse.

Maria de Lourdes abana-se com a mala e hesita em pedir ao motorista para abaixar o som do realejo insuportável mas em vez disso pensa, limita-se a murmurar “Fadiga eterna!”.

Atravessam a Avenida de Berna em alta velocidade passando os semáforos com o vermelho a cair, por um triz.Ouve-se um surto de buzinadelas atrás, em protesto.

Mas agora as notícias já mudaram para o Cristiano, a sua mudança para o novo Clube e as férias milionárias com a Georgina.A mãe dele, uma madeirense simpática e sorridente com um olhar vivo que parece transmitir o pedido “Não me tirem o meu chouriço” (e que foi até já comparada à célebre ” Mãe Coragem” de Bertolt Brecht feita pela Helen Vogel, Meryl Streep, Eunice Munoz e dezenas de grandes Actrizes em todo o mundo - mesmo que o autor estrebuche e anda ás cabeçadas no túmulo com a comparação) é que fica de babá a cuidar dos cada vez mais filhos do grande jogador que finalmente se cansou das barrigas de aluguer e resolveu dar forte e feio na namorada actual até a emprenhar.

Socorro!Entretanto entrevistam uma artista, uma escultora progressista que tenta vender o conceito que no seu próximo trabalho gostaria de esculpir uma réplica do genital do herói do desporto internacional e tornar a obra acessível a toda a gente que poderia comprar um exemplar com a assinatura do craque na base enchumaçada,por um preço deveras acessível e destinada ao gaudio das admiradoras e admiradores que podiam dessa maneira desfrutar de uma noite íntima com o seu ídolo.Um projecto à escala industrial para a próxima temporada.

-Mas que ideia mais original! – comenta a atrevida da entrevistadora – e os maridos ciumentos?

- Podem sempre ser os reguladores das rotações e também se quiserem, podem participar numa espécie de mènage-à-trois – respondeu a desvairada artista do achado coisal e ouviram-se risos abafados ao fundo no estúdio.

Maria de Lourdes não sabe se há-de rir ou se há-de chorar e fixa a nuca impassível do homem do táxi que também escuta tudo aquilo com ar seráfico.

O Mundo enlouqueceu?Ou serei eu que já não bato bem? - atreve-se ela a cogitar.

Entram no túnel da João XXI e Maria de Lourdes deixa a sua mente vogar, à solta, recordando, associando , sonhando…Lady Di, a perseguição, os paparazzi, o acidente, a morte, o mais bonito funeral do mundo…

“Eu sou uma princesa e fui raptada por um homem do táxi”.

Na rádio, o indicativo frenético das notícias de última hora.

“O que será desta vez?”pensa ela contristada, longe da realidade , perdida na voragem das imagens que afluiem à sua mente no ano do pensamento mágico.O Trump já saiu pela porta à direita depois de soltar uma flatulência ressonante e Cristiano também pela esquerda, depois de lhe assinar um autógrafo mesmo no meio da testa como uma tatuagem.

O locutor jornalista principia:

Fulano, ex ministro do governo de Sócrates aquele que fez corninhos ao Bloco de Esquerda que o atacava no momento com um discurso demolidor a meio de uma sessão da Assembleia da Republica, foi formalmente acusado pelo Ministério Público de ser suspeito de corrupção e…

Ah amendoins! - comenta ela desaforada - E é isto notícia de última hora?Isto são vulgaridades do Tapete Vermelho na Republica das Bananas – pensa ela já de volta à realidade – comemos corrupção ao pequeno almoço.Não é original!Não é.

O táxi chega ao seu destino.Ela paga.Sai para a tarde de um calor doentio.

- O Verão foi de férias e já estejamos em Julho! – diz um velhote que ela nunca viu mas que a observa como se fossem conhecidos há séculos, à espera no passeio que dê luz verde para os peões atravessarem.

Maria de Lourdes olha à volta, desconcertada.De repente, volta a cair na real e sorrindo entre um suspiro encontra o rumo e corre apressada até à porta do seu prédio.Sobe de boca semi aberta para respirar avidamente, no ascensor silencioso.Descalça-se mal entra em casa.

-Finalmente!

Olha em frente e no meio do hall,a sua gata Ginger dá-lhe as boas vindas com um largo bocejo de desdém.

- Miauuuuu…

José Manuel Serradas
Enviado por José Manuel Serradas em 22/07/2019
Código do texto: T6702152
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.