Chico Buarque no Le Monde

De toda a turma de amigos da terceira idade (que expressão mais cabulosa!) ela era - e é - a mais cordata, terna e tolerante. Nao esquenta coim nada. É quem apaga o fogo dos mais veementes nas arengas. É também que tem de fato cultura, é professora de geografia mas é o cão chupando manga em literatura e ciências políticas. Ninguém nunca entendeu s sua opção pela geografia.Além disso fla, escreve e traduz com perfeição o inglês, francês e espanhol, e agora está estudando grego.

Mas tem, digamos, um ponto fraco: fica virada num siri quando alguém fala mal de seu grande ídolo. Não, não é Lula. Não é Che Guevara, e não é nenhum desses ícones políticos que ela admira mas não com a intensidade que admira o escritor, dramaturgo, compositor e cantor Chico Buarque de Holanda. Sabe tudo sobre o cara. Detalhe: canta muito bem e interpreta vários do sucesso do compositor. Mas vira u siri, repito, quando alguém até por provocação e gozação espinafra seu ídolo.

Recentemente, só para mexer com ela, um sujeito que é muito boa praça mas direitista convicto, depois de dizer que achava Noel Rosa superior ao Chico Buarque, beliscada que ela apenas riu, resolveu evoluir e afirmou que o compositor tinha se mudado para Paris e até já pedira visto permanente ao governo francês, correra do nosso país com medo como Jean Wyllys e outros. Ela então resolveu rodar a baianae mandou ver:

- Você sem duvida está mal-informado e como sempre cometendo uma injustiça com Chico Buarque, mais que injustiça, uma molecagem digna de um fascista. Saiba, que ele está em Paris escrevendo um livro orque aqui vive sendo provocado até na paria e restaurantes pelos fascistas de merda. Talvez você não saiba, mas recentemente, em junho, ele deu uma entrevista ao maior jornal francês, Le Monde (tirou um papel da bolsa) onde explica porque está fora. Disse ele: 'Simplesmente porque em Paris estou mais tranquilo, tenho mais tempo, por exemplo, para me concentrar em escrever o livro que comecei no início deste ano '. Sobre o atual governo disse: 'Uma cultura deódio s espalhou de maneira impressionante'. Disse mais: "às vezes me digo que é melhor não ter ministro da cultura nesse governo. A cultura já é tão afetada de toda parte, se tivéssemos um ministro, a situação seria ainda pior'. Falou aina: "o ministro da educação é contra a educação e o ministro do meio ambiente é contra o meio ambiente'.E completou dizendo que o ministro das relações exteriores era louco, disse: "Esse homem vai contra a história de excelência da diplomacia brasileira. E afirmou convicto: 'Não sei como vai acabar, o fracasso do governo é [obvio'.

O sujeito resolveu apartear e rovocar mais:

- E do desmandos do PT ele não disse nada?

- Disse sim, Chico Buarque não é de esconder nada debaixo do tapete das conveniências, quando o jornalista do Le Monte perguntou sbre esse assunto ele respondeu: 'O partido renunciou a história dos seus ideais, pois Lula estava cansado de perder eleições. Ele decidiu fazer o PT um partido de governo. Por isso fez concessões, acordos com forças que o PT não teria aceito em temos normais. O pT deixou de ser um partido de esquerda para se tornar uma formação social-democrata.

Passaram a discutir outros assuntos, principalmente os penaltis perdidos pelo Flamengo, mas ela nao deu um pio, afinal como Chico Buarque é Fluminense. E para ela o mehor jogador do mundo é Messi. Adora o argentino. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/07/2019
Código do texto: T6699364
Classificação de conteúdo: seguro