Ulan Bator

Era um saudosista inveterado.Vivia enchendo o saco das pessoas com suas histórias do passado. Um dinossauro, alguém tipo homem do tempo do ronca, E tanto contava causos que levava vantagem coo as desvantagens. Estas sempre e maior número. Os amigos não entendiam como alguém podia ter prazer em contar até as merdas que fez, as derrotas que sofreu, os reveses... Mas ele sentia esse prazer. E vibrava quando encontrava alguém que lhe lembrava espontaneamente um desses causos do passado. Era raro mas acontecia.

Certo dia estava na fila da Loteria para fazer os mesmos jogos que faz há décadas, os mesmos números, nunca certou nem um duque, quando viu uma senhora muito elegante, bem vestida que olhou para ele que estava co sua fantasia diária de pobre e com o boné do Botafogo, chinelo e a bengala que fora do seu pai. Achou que a dona estava mangando dele. Fez seus jogos e quando foi passando no café que fica pertinho da Loteria, a mesma mulher estava sentada tomando um cafezinho e disse olhando para ele: - Mongólia, capital... Ele tomou um choque, reconheceu a voz, a pessoa e lembrou a razão da menção à capital da Mongólia. Respondeu rindo: - Ulan Bator. Mas, Carminha, coo é que você me reconheceu depois de mais de 30 anos? Ela respondeu: - Porque nao esqueço meus amigos e eles não mudam, você continua o mesmo moleque, só mais velho. O que me deixa satisfeita é saber que você não me reconheceu, me achou chique, dona do pedaço. elegante. Tô mesmo bem de vida, não posso me queixar, esse tempo todo no sul me arrumei, posso dzer que estou quase rica, bestão. Veja bem, viajei o mundo todo, fui até à Mongólia, só por causa daquele caso do passado.

E rememorou o caso. Ela e ele eram bons alnos no curso primário, sempre disputavam as melhores notas, depois fora que ele relexara e caíra na gandaia. Na escola que estudavam sempre tinha uma espécie de olimpíada mensal. E eles eram quem disputavam a liderança. Sempre a disputa maior era em geografia. Mas então vieram dois gêmeos da zona rural, Valdomiro e Valdemar, pobres de jó, vinha a é da zona rural, spo com um café, estudavam em só livro, em casa a luz de candeeiro. E começaram a tirar as melhores notas e arrasar na tais olimpíadas. Numa delas de geografia, a professora resolveu peerguntar as capitais dos países do mundo. Só ficaram na decisão, eles dois e os gêmeos. Foram respondendo as capitais país por país e aí a professora perguntou a ele: Mongólia, capital... Ele não soube. Passou para ela que também não soube, passou para os gêmeos e eles disseram na hora que nem caldo de cana: - Ulan Bator. E ganharam a parada. Inesquecível.

Desse dia em diante passaram a admirar os gêmeos e até a dividir seus lanches com eles. Os dois foram depois para São Paulo e se deram bem. Segundo ela viraram empresários de sucesso, sempre o visitava. E que eles falavam muito naquele tempo e se lembravam dele. Disse mais que foi a Mongólia e achou um país interessante, muito pobre, sem mar, mas o povo é muito solidário. Ficaram ali conversando até que ela disse que precisava ir embora, se despediram mas ficaram de se encontrar, tocaram telefones. E na sa´pida ela disse: - Você anunca esqueceu Ulan Bator. Era verdade. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/07/2019
Código do texto: T6697804
Classificação de conteúdo: seguro