Conto das terças-feiras - Coisa de horóscopo

Gilberto Carvalho Pereira, Fortaleza, CE. 9 de julho de 2019

Depois de um tête-à-tête com o porteiro do prédio onde moro, que deitou conversa sobre horóscopos, ao pedir a página do jornal que recebo diariamente e que contém essa sessão, resolvi pesquisar o meu horóscopo, durante cinco dias.

Dizia ele que o horóscopo é “tipo” mapa das posições dos planetas:

— Ele trata dos planetas do zodíaco, falou o porteiro, procurando demonstrar sabedoria sobre o assunto.

Mais curioso fiquei, não sabia o significado da palavra dita com tanta convicção, pelo empregado “astrólogo”. Fui ao dicionário e encontrei: “zona circular na esfera celeste, que se estende a cerca de 8o em cada lado da eclíptica e forma a faixa sobre a qual se movem o Sol, a Lua e os planetas em órbita”. Na observação sobre esse mapa os astrólogos fazem análises simbólicas, para colher informações sobre a personalidade de uma pessoa, e futuros acontecimentos e tendências em sua vida.

De origem grega, significa “ver a hora” ou “espelho da hora”, o hábito de saber sobre essas informações vem da Antiguidade. Os mesopotâmicos foram os primeiros a acreditar que os astros poderiam indicar eventos relacionados à vida do ser humano, pela posição dos astros. Assim, passou a ser possível desenhar o mapa astral de cada pessoa, a partir do Mapa Astral ou Carta Natal.

Voltando ao porteiro, já com as informações colhidas na Internet, procurei saber a que ponto ia o conhecimento dele sobre a matéria em questão.

— Você se preocupa muito com o seu horóscopo diário?

— Sim, foi a resposta rápida e seca.

— Mas por quê?

— Para saber como será o meu dia, se tenho que tomar cuidado com pessoas, viagens de ônibus e outros acontecimentos. Como está a minha saúde, também. Leio no jornal do senhor, concluiu.

Eu já havia notado que essa página sempre aparecia amassada, mas nunca me veio a curiosidade em perguntar o porquê. Fiz-lhe mais algumas perguntas e retornei ao meu apartamento, com o desejo de escrever sobre isso.

Da seleção que passei a fazer sobre o meu horóscopo, Leão, que compreende os nascidos entre 22 de julho e 22 de agosto, subtraí algumas pérolas, que vão a seguir datadas.

No dia 18 de junho de 2019, li o seguinte: “Nestes dias a Lua e Plutão fazem oposição a Marte. Não entre em discussões polêmicas. Não dê bolas para comentários desagradáveis, procure preservar um clima de harmonia”.

No dia seguinte, 19 de junho constatei que: “A Lua transita pelo seu setor do inconsciente, ajudando-o a tomar maior consciência de si e de suas reais necessidades. Aproveite para abrir-se, trocar confidências íntimas e conversar com quem você gosta.”

Dia 20: “Agora a Lua transita pelo signo oposto ao seu, dinamizando as relações pessoais e de amizade, evite disputa, a união faz a força, una-se.”

Dia 21: “Maior atenção a seus anseios íntimos. Evite o excesso de compromisso, isto é, trabalhe pouco. Sossegue, evite estresse e não alimente ilusões, especialmente no amor.”

Dia 22: “Lua e Sol em harmonia, agir com atenção e objetividade, para evitar arrependimentos. Medite.”

Depois desses cinco dias de pesquisa, cheguei à conclusão de que não sei interpretar essas leituras. Procurei o “o meu guru porteiro”, passei-lhe os recortes dos jornais e ele me asseverou que iria estudá-los. Pediu minha data de nascimento, com hora exata, cidade e estado. Ainda o nome de minha mãe, de meu pai e o meu, completos. O indivíduo tem me evitado, acho que ele entregou para quem o influencia na matéria, e esse não soube desenhar o meu mapa astral, que pena!

O certo é que os planetas continuam a girar constantemente ao redor do Sol, desenhando Mapas Austrais, que sensibilizam pessoas a procurarem, todos os dias algum jornal e sua página de Astrologia, para ler o Horóscopo Solar, que só considera o signo em que o Sol está no seu mapa de nascimento e ignora as posições dos demais astros e das casas astrológicas, disse-me um entendido no assunto. Eu continuo não levando esse assunto de signos a sério. Não sou igual ao porteiro astrólogo que se lê coisas boas ele acredita, se tiver coisas ruins, ele despreza.

Gilberto Carvalho Pereira
Enviado por Gilberto Carvalho Pereira em 10/07/2019
Código do texto: T6693137
Classificação de conteúdo: seguro