ACHTUNG!

ACHTUNG!

O menino Artur viajava com seu pai pela Alemanha.

Enquanto Lindemberg comprava cigarros no quiosque, o garoto se sentou em um banco de costas para uma tropa que marchava na praça.

De repente, Artur se levanta ao escutar: - Achtung!¹

É dito outro comando militar e a tropa interrompe a marcha com os rostos virados para o menino que se surpreende com a seriedade dos soldados.

Ele se vira e corre: - Pai, pai! Aqueles soldados querem me pegar. Gritaram meu nome e olharam para mim! Como eles sabem meu nome?

O homem abraça o pequeno e diz: - Não, meu filho! Eles disseram: Achtung! Isso significa: atenção.

¹Pronuncia-se [ 'axtuɳ]* em que o símbolo do alfabeto fonético internacional [x] representa o som da letra "r" gutural pronunciada com a ponta língua encostada na gengiva inferior. O símbolo fonético [ɳ] representa o som do "ng' em que quase não se pronuncia a letra "g". Seria em representação livre da pronúncia assim: Ártun(g)

*MICHAELIS : minidicionário alemão: alemão-português- alemão / Alfred J. Keller. - São Paulo : Editora Melhoramentos, 2002. - (Dicionário Michaelis)

Ilton Paiva
Enviado por Ilton Paiva em 20/06/2019
Reeditado em 21/06/2019
Código do texto: T6677558
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.