A Triste Sina do Chico Bombeiro

Essa é a história do Francisco dos Santos, ou simplesmente 'Chico Bombeiro', um tipo de pessoa daquelas que costumamos chamar de carismática; um sujeito que gostava de todo mundo e todo mundo gostava dele.

Ele fazia parte do Corpo de Bombeiros já há mais de trinta anos e gostava muito de ser um bombeiro. Mas eis que um belo dia ele achou que já era chegado o momento de se aposentar. Então resolveu dar entrada no seu pedido de aposentadoria que, conforme o esperado; foi aceito.

E como ele era um sujeito muito organizado, programou com bastante antecedência um grande e farto churrasco para comemorar com os seus amigos a sua chegada ao grupo dos aposentados; churrasco esse que seria realizado em um sábado e haveria de ser com o dinheiro daquele que seria o seu primeiro salário de aposentado que, pelo calendário de recebimentos, estava marcado ser naquela sexta-feira, anterior ao dia do tal churrasco..

E quando chegou aquela tão esperada sexta-feira, ainda nem eram dez da manhã; o banco ainda estava fechado e ele já estava lá, forte firme, na fila dos idosos.

Ele foi um dos primeiros a entrar e depois de ter recebido aquela sua 'bolada', saiu de lá todo feliz em direção a um outro banco das proximidades, onde iria fazer um depósito em uma caderneta de poupança que já mantinha lá há muitos.

Mas eis que logo na próxima esquina ele sentiu uma 'cutucada' na costela, e uma voz tenebrosa sussurrou em seu ouvido: "-Fica quietinho tio, segue em frente normalmente e vai me passando toda aquela grana que tá aí na sua pochete!". Ele tomou um susto tão grande que, instintivamente, colocou rápidamente a mão na cintura para proteger a sua pochete... Um forte estampido se ouviu, e o coitado do Chico Bombeiro ficou estirado lá no chão, com uma bala na cabeça; sem a sua pochete...

E naquele fatídico sábado, nenhum daqueles convidados do Chico Bombeiro compareceu àquele tão esperado churrasco na sua casa para comemorar a sua aposentadoria, porque naquela hora todos eles e muitos outros seus amigos, estavam em outro evento; no seu velório...