Pedido de café

Chegou ao lugar já muito conhecido, o qual frequentava como parte da rotina de adicto por café.

Olhou bem o espaço, num lapso de segundo, avaliando todas as possibilidades ao alcance dos olhos, conferindo quem estava no recinto, se havia mesa vazia e que mesa estava vazia. Ah sim! Ele sempre escolhe o que considera mesa ideal, voltando sempre ao mesmo lugar, sentando nas mesmas cadeiras. Esse lugar ideal parece ser onde ele é menos notado, mas consegue perceber tudo o que acontece no café! Gosta de observar entre o olhar direto e a visão periférica, numa mistura de saber venatório e comportamento público, sempre discreto!

Mal assenta e termina de ler a frase de Fernando Pessoa pintada na parede da cafeteria é tomado com um:

-Em que posso ajudar – defere a colaboradora do café, sem mesmo um bom dia para que ele consiga ao menos tirar o chapéu da cabeça!

-Bom dia – ele responde abruptamente, com um rosto sem expressão, em apatia pela precocidade do atendimento – só um instante, vou abrir o cardápio! Assim que eu escolher eu chamo você, ok? Responde ele, agora com um sorriso de canto de boca que qualquer psicólogo charlatão conseguiria decifrar como um látego sarcasmo sorriso sem mostrar os dentes!

Não que ele estivesse num dia ruim, parece apenas não gostar dessa velocidade de atendimento que disfarça, na verdade, um atendimento mediano! Essa velocidade parece tirar dele o fôlego dos pensamentos diversos, ideias a organizar e inspirar-se para o dia que começa! A colaboradora de longe o vigiava, aguardando o chamado para o pedido, a qualquer instante!

"Vou demorar dois minutos para fazer o pedido!" – Pensou, enquanto folheava o cardápio já muito conhecido já sabendo antes de entrar no café o que iria pedir! "E a colaboradora não para de me olhar!" – Pensou!

"Café, café, café! É, não mudaram nada do cardápio, nem uma nova técnica de extração nem opções de grãos, enfim, tudo igual!" – Concluiu, já sabendo da obviedade de seu pedido! Sentiu o cheiro de um expresso que acabara de sair e, bingo, dados dois minutos, levanta a mão! A colaboradora que tinha sumido de seu olhar aparece de supetão à sua direita!

-O senhor já escolheu? – Perguntou solicitamente a atendente!

-Sim, por favor, eu quero um expresso ristreto! Deferiu, objetivamente.

-Você quer um café com notas cítricas ou amendoadas? – Perguntou, como se ela soubesse precisamente o que isso significa!

-Cítricas, por favor!

-Mais alguma coisa? Algo para comer?

-Não, apenas o pedido de café, por favor! – Disse ele querendo encerrar o assunto e desejoso de que seu café já estivesse ali.

-Açúcar ou adoçante?

-Puro! – Encerrou o assunto, já olhando para seu tablet, ávido para ler as notícias do dia.

Heródoto Poeta
Enviado por Heródoto Poeta em 05/06/2019
Código do texto: T6665508
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.