Medo da Morte

Depois do enterro de um tio distante, a caminho de casa, o casal conversava sobre o tio falecido com grande pesar. No banco de trás observando atentamente estava o filho, ao olhar a tristeza em seus pais se incomoda e sem demora faz uma pergunta difícil:

-Pai, por que as pessoas morrem?

O pai abriu bem os olhos e olhou diretamente para a esposa, e a mesma já estava o com um olhar que dizia "A pergunta foi para você".

O pai pensou um pouco, e mais um pouco em como explicaria sobre a morte com seu filho.

- Ah filho, todos morrem um dia. Tudo tem um fim. O tio Frank era muito doente e por isso acabou morrendo.

O pai pediu a Deus, em pesamento, para que o poupasse de mais perguntas de um assunto tão duro vindas de seu filho ainda tão novo.

Logo colocou uma música e o filho caiu no sono. Pedido atendido, sem mais perguntas.

Chegaram em casa e o pai cuidadosamente o pegou em seus braços e o levou para sua cama e logo em seguida foi para o seu quarto onde sua esposa já o esperava.

O filho em prantos acorda os pais no meio da noite e diz em tom de desespero:

-Mãe, eu não quero morrer. Não quero que você nem o papai morram.

Os pais não compreendem o filho de imediato.

-Mas filho - disse a mãe - Estamos todos bem e saudáveis, acalme-se e volte a dormir.

-O papai disse que todos morrem um dia.

Houve um silêncio, o pai fica sem resposta e mãe também.

O filho enxuga as lágrimas mas continua pensativo.

A mãe levanta, pega em sua mão e o acompanha até o seu quarto e o adormentou até que pegasse no sono.

Ela voltou à sua cama e deitou-se e logo dormiu novamente, mas o pai não.

Ficou tentando entender do porquê, seu filho tão jovem já estava temendo a morte e o por que ele mesmo simplesmente tinha se esquecido dela.

Logo percebeu que seu filho enxergara a morte com outros olhos. Percebeu que ele tinha olhado a face da morte e que ela poderia lhe tirar aquilo que ele ama, mesmo não sabendo exatamente o que a morte era de fato.

O pai não esquecerá esse dia tão cedo. Talvez lembre dele até o último dia de sua vida.

Aquela reflexão o estava deixando maluco, pois, pensou ele, naquele momento poderia fechar os olhos e não abri-los mais.