The book is on the table

Adalberto me disse que iria aproveitar seus dez dias de férias para ir à Nova Iorque.

- Cuidado com os outlets - alertei. - Fazem você acreditar que está comprando as mesmas roupas das lojas de grife, com desconto. Na verdade, as lojas de grife vendem para eles produtos de segunda linha, mais baratos.

Adalberto me disse que iria investir seu dinheiro em algo mais duradouro: um seminário de três dias com o renomado professor de escrita criativa Bruce Dickinson.

- Eu não sabia que você escrevia - declarei em tom neutro. Afinal de contas, trabalhávamos numa corretora de seguros, e eu nunca vira nenhuma alusão à hobbies literários nas redes sociais do colega.

Adalberto me disse que não tinha ainda confiança suficiente para mostrar seus roteiros para ninguém, sequer para a própria mulher, mas acreditava que isso poderia mudar depois que aprendesse o básico com Dickinson.

- Num seminário de três dias? - Questionei.

Adalberto listou um sem número de diretores e roteiristas de Hollywood que haviam recebido importantes premiações da indústria depois de terem frequentado os cursos de Dickinson. Não ficou claro para mim se havia sido somente o tal seminário ou se haviam pago por uma versão mais abrangente dos ensinamentos do mestre.

- Certo, conheço alguns dos nomes que citou, mas... sejamos realistas, você não trabalha no meio artístico. Por que acha que terá chances melhores apenas por frequentar um seminário de três dias?

Adalberto me assegurou que colocar o nome de Dickinson em seu currículo provavelmente lhe abriria algumas portas.

- Vamos admitir que isso aconteça - avaliei. - Se você não submeteu seus escritos à análise de alguém do ramo, como pode saber que terão interesse em comprá-los? Ter participado de um seminário não vai te dar um selo automático de qualidade.

Adalberto me disse que lera muitos testemunhos de participantes dos seminários de Dickinson, e havia quase uma unanimidade de relatos positivos, mesmo que a esmagadora maioria jamais houvesse conseguido vender um único roteiro sequer.

- Está bem - capitulei. - Já vi que está realmente decidido a investir seu dinheiro nesta ideia. Quanto a experiência vai lhe custar, mesmo?

Adalberto informou-me que apenas a inscrição representava um aporte de 800 dólares, despesas de transporte e estadia não inclusas.

* * *

Duas semanas depois, voltei a ver Adalberto no escritório. Estava com cara de poucos amigos, mas ainda assim arrisquei-me a lhe perguntar como havia sido o seminário em Nova Iorque.

- Uma desorganização completa! - Retrucou, indignado.

Mas como tal seria possível, com a fama internacional do professor Dickinson?

- Acredite se quiser... não havia tradução simultânea, e o meu inglês é péssimo!

Senti uma súbita vontade de lhe responder-lhe "the book is on the table", mas me contive à tempo.

- [15-12-2018]