Picanha com rúcula.

Davi olhou para o relógio. Faltavam dez minutos para sair do trabalho. Era aniversário da esposa. Enviara uma mensagem e um ramalhete de rosas para Rute mas não estava satisfeito. Combinou com a filha, Celina, de fazer um churrasco. Rute amava picanha com rúcula. Celina encomendara um bolo. Cinco da tarde. Ele chegou ao mercado. Dia nublado. O carrinho de compras. O seu celular vibrou. Mensagem de Rute. -" Oi, exagerado! Celina e Pedrinho chegaram. Ela acendeu a churrasqueira pra adiantar as coisas pois o tempo está feio! Não traga muita carne!! Beijos!!" Davi sorriu. Respondeu apenas te amo e um sinal de Ok!! Pegou uma peça inteira de picanha. Era mais que suficiente. A bandeja de picanha com cinco fatias grossas chamou sua atenção. -" Hummm!! Barato e bonita mas, muita coisa!!! Vou deixar!!!!" Disse a si mesmo. Devolveu a bandeja ao seu lugar. Andou pelo mercado e pegou linguiça de pernil, asinha de frango, cerveja, rúcula, limão, pão de alho, abacaxi e sorvete. Olhou para o carrinho. -" Muito bom, hora de pagar!!" Passou pelo espaço das carnes, ao lado do açougue. A bandeja de picanha fatiada parecia chamar por ele. Davi olhou para ela. Decidido, colocou-a no carrinho. -" Rute pode bronquear comigo mas essa picanha vai pra casa!!!" Disse em voz alta, atraindo olhares de outros clientes. Passou pelo caixa e foi pra casa a toda velocidade. A chuva fina caiu. O neto Pedro pulou em seu pescoço, fazendo festa com sua chegada. Deu um beijo e um abraço em Rute.- " Feliz aniversário, meu amor." Celina o cumprimentou. -" Farei o arroz no microondas, papai!!!" Davi sorriu. -" Grato, filha. Tomarei um banho e depois assarei as carnes!!"Rute colocou as sacolas do mercado sobre a pia. -" Quanta carne, Davi.... parece que convidou alguém!!!!" Davi sorriu. -" Sim! Convidei a Deus, meu amor!!! Essa bandeja me implorou que a trouxesse!!!" Celina e Pedro sorriram. Minutos depois, ele ferveu água e cozinhou um pouco a linguiça e as asas de frango. Pegou essa dica num programa de culinária. A linguiça e as asas assariam rapidamente e nem ficariam cruas por dentro. Salgou a picanha e a levou para a grelha. Davi colocou a churrasqueira portátil de inox na garagem, perto do portão, a beira da calçada. Assim, a fumaceira iria toda pra rua e não pra dentro de casa. Celina fez a salada de rúcula com tomate cereja. Pedro, prestativo, montou a mesa. O pão de alho ficou pronto. Pedro fingiu ser garçom e serviu primeiramente a aniversariante. Celina e Davi conversavam e tomavam a habitual cervejinha estupidamente gelada enquanto o churrasco chegava ao ponto. A noite caiu. A chuva idem. O braseiro estava perfeito, vermelho. -" Prontinho! Temos churrasco!!!" Anunciou Davi. Todos se reuniram em volta da mesa. Celina orou e agradeceu pela vida da matriarca e pela mesa farta. Impaciente, Pedro estava com os talheres nas mãos. Picanha, rúcula, arroz, abacaxi assado... um cardápio feito com carinho pra Rute. Davi se levantou e foi colocar mais carnes na grelha. Queria aproveitar aquele braseiro maravilhoso. A picanha da bandeja chiou ao contato com a grelha quente. Davi voltou pra mesa. Celina se prontificou a olhar a carne na churrasqueira enquanto Davi jantava.... Rute quis lavar a louça mas Davi a impediu. -" Hoje é seu dia. Eu lavarei depois, meu bem!!!" Celina entrou na cozinha. -" Pai!! Tem um casal com duas crianças no portão. Querem falar contigo!!!" Davi e Celina foram ver quem eram. -" Boa noite, meu senhor. Passamos pela rua e vimos a fumaça. Que cheiro bom! Meu marido tem vergonha de pedir um pedacinho de carne para nossos filhos!!!" Celina engoliu em seco. Rute e Pedrinho se aproximaram. -" Vergonha é roubar, dona! Entre. Saiam da chuva!!!" Disse Celina, abrindo o portão. O casal sorriu. Os dois filhos do casal olhavam fixos para a churrasqueira. Davi retirou a picanha da grelha. Estava no ponto. -" Meu marido encontra-se sem emprego há dois anos. Esses anos sem comer churrasco!" Disse a mulher. O rapaz, enfim, abriu a boca. -"Moramos no bairro vizinho e passamos por essa rua nem sei por que cargas d'água!!!" Rute colocou toda a picanha fatiada num prato descartável e cobriu-o com papel alumínio. Preparou outro prato com asas de frango, linguiça e abacaxi. Celina retirou o bolo da geladeira. Pedro acendeu a vela de aniversário. O casal e seus filhos cantaram parabéns a Rute, juntamente com Davi, Rute e Pedro. No alpendre, todos comeram bolo com sorvete. A chuva deu uma trégua. O casal quis ir embora. Davi, Rute, Celina e Pedro os acompanharam até o portão. -"Obrigada, dona Rute! Que Deus os abençoe!!!" Rute, chorosa, respondeu amém bem baixinho. O casal se foi. Pedro abraçou os meninos. Os garotos acenaram para Pedro. Celina se aproveitou da parada da chuva e foi pra casa. Pedro tinha aulas logo cedinho. Davi guardou os alimentos que sobraram na mesa, lavou a louça e colocou o lixo na lixeira da rua. Ficou olhando a rua deserta, lembrando-se do casal e dos meninos. Um banho e o pijama. Rute assistia a televisão no quarto. Assim que Davi se deitou ela desligou o aparelho. Eles rezaram o Pai-Nosso. -" Obrigada pelo jantar!!! Estou feliz pois tivemos visitas!!!" Davi estava radiante. -" Agora eu sei o motivo de trazer aquela bandeja de picanha! Estava destinada pra eles!!! Deus fez com que passassem pela nossa rua." Rute lembrou-se do carinho de Celina e de Pedro com os visitantes. -" Interessante, Davi!!! Nem sabemos os nomes deles!!! Nem falamos nossos nomes para eles!!!!" Davi sorriu. -" Eles sabem seu nome pois cantamos seu nome durante os parabéns!! Ao se despedir, a mulher a chamou de dona Rute!!! Eu sei o nome deles, meu amor!! Eles se chamam próximos!!!!!" (FIM). Marcos Dias Macedo.

marcos dias macedo
Enviado por marcos dias macedo em 30/09/2018
Código do texto: T6464228
Classificação de conteúdo: seguro