Bilhete Premiado - EC

Avisou a família que iria até a barbearia do bairro, então o pai pediu para que comprasse pães e o irmão o chamou pedindo que conferisse o bilhete da Mega sena na lotérica.

- Quebra esta! Acumulou no sábado, se eu ganhar metade é sua.

Cortou o cabelo, comprou pães e quase ia passando direto quando lembrou do bilhete, ao conferir seus olhos foram arregalando, arregalando, tentou manter a calma, respirou fundo, olhou para a rua em busca de um equilíbrio emprestado, e voltou a conferir, incrível: todos os números do bilhete estavam no cartaz afixado ! Estava rico, rico... rico !

Imediatamente guardou o papel no bolso, o irmão havia prometido metade do prêmio, mas será que cumpriria ? Era tão molecote, irresponsável. Seria melhor ele mesmo cuidar do assunto junto ao Banco, e dividir depois com ele. O oportunismo e a consciência debatiam-se :

“ Ah. Muita folga. Porque ele mesmo não pegou o resultado da internet ?”

“ mas não foi você quem jogou, apenas conferiu ! “

“ meu pai, tão honesto !! Que história contaria para não decepcioná-lo ?

“ por pouco o irmão ficaria milionário sozinho, dividir com você já é muita generosidade”

E assim foi para casa, pensando e sonhando : moraria sozinho, a reforma na casa dos pais, a marca do automóvel, as roupas no shopping, as baladas, as viagens, as meninas... nossa !!! A vida ( já) tinha mudado. O coração não mais batia, espancava o peito pelo lado de dentro. Então apressou o passo, entrou em casa e logo saiu gritando:

- Somos milionáááááários ! !

O pai franziu a testa e saiu da sala, a mãe tratou de pegar a sacola dos pães e o irmão deitado estava, deitado ficou de olho no programa de Tv, mas com um sorriso nos lábios.

- Geeennnteeeeeee, estou falando sério. O bilhete está premiado !!!!

Nisso o irmão gargalhou alto e de tanto esforço para respirar precisou sentar-se.

- Seu tonto. Eu apostei com o pai, que você não iria notar que o concurso que te dei ainda será sorteado na próxima quarta, eu joguei os mesmo números que saíram sábado, e você caiu direitinho.

Os sonhos tal qual avalanche foram desmoronando pela montanha da decepção. Nem deu tempo de sentir raiva do irmão, apenas tentava lidar com o vazio mental após tantos e tantos planos.

Então o pai retornou e colocando a mão em seus ombros disse :

- Meu filho ! Você acha que perdeu algo que não tinha. Mas eu ganhei muito. Ganhei a certeza de que meu filho é honesto e honrado. Orgulho de você. Já seu irmão, tem muito que aprender até ser um homem de verdade. Quem sabe aprenda com você.

Sorriu amarelo, largou o bilhete na mesa, e foi para seu quarto. O irmão por um bom tempo fez disso piada, mas somente ele soube o quanto vacilou nas virtudes que o pai lhe atribuíra. Pior que perder os sonhos, seria decepcionar o seu exemplo de vida. Foi por pouco !

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Bilhete Premiado

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/bilhetepremiado.htm

Letranda
Enviado por Letranda em 10/09/2018
Reeditado em 10/09/2018
Código do texto: T6444785
Classificação de conteúdo: seguro