O bolo chiffon

- Vocês têm bolo chiffon de limão?

Marcie parou, com a caneta no ar, ao ouvir o pedido no telefone.

- Lamento... nem de limão, nem de outro sabor. Não trabalhamos com bolo chiffon.

A cliente insistiu:

- Mas no site de vocês há uns 30 tipos de bolos diferentes.

- Uns 30 sabores e tamanhos diferentes, a senhora quer dizer... o cliente pode intercambiar recheio e cobertura também. Mas são bolos tradicionais, nenhum deles é chiffon.

- Eu realmente precisava de um bolo chiffon de limão... - lamentou-se a mulher.

- Posso saber o porquê? - Indagou Marcie, curiosa.

- Sexta-feira é o Dia Nacional do Bolo Chiffon de Limão, e eu fiquei de levar um na reunião das mães, no colégio... acontece que eu sou um desastre na cozinha, e bolo chiffon é complicado de fazer.

- Nem imaginava que havia um dia dedicado ao bolo chiffon... de limão - confessou Marcie.

- E eu não sei como essa tradição começou, mas o dia existe, pode consultar o calendário. E agora, o que vou fazer?

Marcie pensou que isso não era problema dela, mas afinal, tratava-se de atender uma potencial cliente.

- Imagino que se tivéssemos o bolo chiffon, não iria dizer que foi comprado numa loja, correto?

- É claro! Cada mãe tem que preparar ela mesma a receita do dia... esse é o espírito do clube.

- E imagina que alguma das mães saiba a diferença entre um bolo chiffon e um bolo comum?

- Duvido muito - admitiu a mulher.

- Então creio que posso ajudá-la. Leve um bolo de limão com cobertura de merengue e recheio de creme, e apresente como bolo chiffon de limão.

- Será que não vão desconfiar? - Hesitou a mulher.

- Se comentarem alguma coisa, você diz que essa foi a primeira vez que fez a receita e que pode ter errado o ponto...

- Estou pensando aqui... e se, ao contrário, gostarem tanto que quiserem uma cópia da receita?

- Isso é o mais fácil. Receitas de bolo chiffon de limão não faltam na internet...

- Mas... e se elas tentarem reproduzir a receita e ficar diferente do seu bolo de limão com merengue?

Marcie suspirou.

- Aí a senhora diz que nem todo mundo tem a sua paciência para fazer o autêntico bolo chiffon... que, aliás, é exatamente o motivo pelo qual não trabalhamos com ele.

- [26-07-2018]