Moro no subúrbio do Rio de Janeiro, um bairro cercado por comunidades, as ruas são feias, sujas, calçadas quebradas, poucas árvores, praças sem jardins e iluminação amarela e escura.
Viver em um lugar tão abandonado poderia ser muito pior se minha casa não ficasse dentro de uma vila, que mais parece uma rua comprida de paralelepípedos. Nasci e cresci nesse lugar, com direito a festas de aniversário, desfile de misses e batizado de bonecas. Tive infância de pique e pular carniça e corda; meninos implicantes, muitos livros e nem imaginava que um dia iria usar um computador.

O máximo era assistir seriados como A feiticeira, Túnel do tempo, Perdidos no espaço, Vila Sésamo e é claro, o Sítio do Picapau Amarelo.
Neste tempo a vila tinha árvores e a gente fazia guerra de amêndoas, que doía pra caramba, e os vizinhos conversavam nos portões das casas na mais completa harmonia.
Minha avó ouvia  rádio, e se espantava com notícias que hoje em dia nem iriam ao ar, brigas e alguns assaltos bobos.



Minha memória pode ter deixado boa parte para trás, mas o que eu queria dizer antes da onda de nostalgia, é que de uns tempos pra cá só percebo o lado sombrio e negativo do lugar, de tão revoltada com o abandono.
Ontem meu marido me mandou uma foto, e sinceramente não me dei conta de imediato de onde era aquela paisagem, céu em tons de rosa, envolvendo a silhueta dos prédios ao entardecer. Levei alguns segundos e reconheci os prédios vizinhos, o céu, as nuvens e cores são os mesmos em qualquer lugar do mundo.

O belo realmente está nos olhos de quem vê, a abertura depende do quanto estamos prontos para perceber, está tudo ao redor e mesmo assim ficamos presos às memórias negativas.

Tudo muda a cada segundo, nada permanece o mesmo: nuvens, dor, doença, sofrimento, pensamentos, emoções, sentimentos… indo e vindo, subindo e descendo, aumentando e diminuindo. Fluindo.
Hoje o céu está cinza e as nuvens escuras anunciam uma tempestade para o fim do dia, mas ontem estava rosa e o sol amarelo ouro me deixou encantada.
Giselle Sato
Enviado por Giselle Sato em 24/07/2018
Reeditado em 27/07/2018
Código do texto: T6398793
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.