É NAMORO OU... AMIZADE ?!

É NAMORO OU... AMIZADE ?!

"Que é a vida? Uma ilusão, / uma sombra,

uma ficção; / o maior bem é tristonho, / porque

toda vida é sonho / e os sonhos, sonhos são."

CALDERÓN DE LA BARCA (trecho de poema)

trad.: Renata Palottini, ed. PÁGINA ABERTA /SP.

Ainda não decidimos -- eu mais meu irmão gêmeo -- de onde têm vindo os sonhos, 2 ou 3 por noite. Diminuímos o pão "meio cru" tão "tradicional" nas padarias de Belém mas, nem assim, os "pesadelos" cessaram. O fato é que são sonhos "em technicolor", vivamente coloridos, em locais e paisagens irreconhecíveis. Adeptos de uma segunda (ou quinta) vida -- fruto de reencarnação -- alegam que tais paragens e lembranças são de vidas passadas, lá estivemos ou vivemos. Cientistas modernos argumentam que se trata de "armadilhas" de um cérebro ainda ativo, ao invés de "cochilar" como o restante do corpo... daí, juntando "pedaços" de tudo o que o sujeito leu, ouviu, assistiu em TVs e eventos, anos a fio, "constrói" durante o sono esse "patchwork", essa "colcha de retalhos visual" e onírica, misturando ainda anseios, vontades, receios, desejos secretos, etc.

Isso não tem a menor importância... no meu caso, já teria feito vários filmes "psicodélicos", fosse eu umcineasta, Difícil é transcrever tais imagens, remontar uma história que ficou pela metade, dar-lhe sentido... começo, meio e fim ! Impossível será "justificar" como um idiota qualquer se vê em sonhos tocando maravilhosamente, sei lá o que fôr. Ou jogando futebol, escalando montanhas, governando !

Suponho que uma espécie de PHOTOSHOP inconsciente, o sonho insira nossa cara no corpo alheio, mas nem sempre sou o protagonista das cenas vislumbradas.

Na estória atual fui mero "espectador"-fantasma, vendo à distância tudo o que sucedia. Daí porque não posso explicar como era o "bibelô" ou "bottom" cravado na chave eletrônica do carro da Família BRAU, que os 2 filhos do "casal global" viram, na praia, nas mãos de jovem "viking" de abalar os céus. Com uns 16 anos, jeito de surfista, não muito forte, os cabelos dourados esvoaçando ao vento... só não sei se tinha olhos azuis. Mas, nem precisava !

Os 2 garotos negros se cutucam, apontam o "miniThor" e um deles cochicha:

-- "Olha lá, na mão do "play"... a chave do carro do papai"!

-- "Caramba, é mesmo ! Será que a mamãe 'tá tendo um caso" ?!

-- "'Tá maluco ?! Ela disse que não achou a chave hoje, por isso não pôde usar a "caranga" ! Vamos seguir êle"!

Pouco depois uma menina morena se aproxima, os jovens se abraçam e saem juntos pelo calçadão.

-- "Mas, que merda... a "Lili" 'tá namorando 1 A mamãe vai esfolar ela quando souber disso"!

-- "E o papai enforca êle... com a cueca do "branquelo"!

-- "Vam'bora pra casa... tenho que contar isso logo"!

**************************************

Assim que adentram na cozinha, Michelle falou:

-- "Chegaram cedo... o que houve, algum problema" ?!

-- "Sim, temos novidade e é um "problemão"... a "Lili" 'tá "ficando" com um cara 10 anos mais velho que ela"!

Michelle quase derruba o prato (que lavava) na pia:

-- "Minha nossa, então vocês descobriram" ?!

-- "Qual é, "mammy", você já sabia" ?!

(Ao fundo, na sala, Mr. Brau está chegando, sem fazer alarde... ouve parte da conversa:)

-- "Sim ,sei do namoro dela faz algum tempo, mas seu pai não pode saber disso, nem em sonho" !

(Entra na cozinha americana, ampla, tudo junto.)

-- "Olá, meninos, o que é que eu não sei,,, A_IN_DA" ?!

-- "Ah, meu Deus, agora "fedeu" !

(Michelle, irritada, fala para os garotos:)

-- "Fora daqui os 2, isso é conversa de adultos" !

Voltando-se para o marido, que já sabia do assunto:

-- "Senta que a conversa vai ser longa... êles viram a "Lili" com um garoto, lá na praia de Ipanema"!

-- "Ipanema ?! Quem deu ordem pra vocês irem pra Ipanema" ? (Os jovens ainda estão na cozinha.)

-- "É que lá a praia "é mais CROWD", meu velho" !

-- "'Tá vendo aí ? Fora daqui os 2, quero conversar com sua mãe" !

-- "Então, minha filha está namorando... e você sabia ?! Meu neném nas mãos de um "verme" e ninguém me conta nada ! Meu bebê sendo chupada que nem "sacolé" e eu sem saber de coisa alguma ! Meu docinho de côco "amassada" por um troglodi..."

-- "Brau, por favor... não se exalte, os meninos podem ouvir" !

Passados alguns segundos, mais calmo, êle fala:

-- "E nós, vamos fazer o quê" :!

-- "Nada... ela está muito feliz, entre as amigas só ela não tinha namorado, "ficante", como ela diz" !

-- "Mas, ela só tem 8 anos"!, protesta irritado.

-- "ONZE, e já vai fazer 12 daqui a mês e meio" !

-- "8, 11, é tudo a mesma coisa... "vou acabar com essa festa" !

-- "Não vai, não... ela me apresentou o jovem, é um bom rapaz, conversei com êle" !

-- "O quê, minha própria esposa "me traindo"... isso é demais pra mim" ! Bate irritado na mesa, enquanto a menina entra, bem anos 70, "bata" (ou "pareô) colorida, sandálias de couro, colares e um chapelão de palha.

-- "Olá mamãe, papai... estão discutindo de novo" ?!

-- "Ainda nem começamos, meu bem... como estava a praia hoje" ?, pergunta Brau reticente, sobrancelhas arqueadas.

-- "Linda, magnífica, uma delícia, um paraí..."!

-- "Pode parar... a senhorita foi com quem, posso saber" ?!

-- "Com minha amiga Betty, do 5º ano, mamãe já sabe, ela deixou" !

-- "HHHuuummm... na praia de Ipanema, eu suponho..."

-- "Quem disse isso ?! É mentira" !

-- "Seus irmãos te viram lá, queridinha" !

-- "O que? Aqueles "ratos"... êles me pagam" !

-- "Então, com quem você foi à praia" ?

-- "Com a Betty, já disse" !

(A mãe intervém, séria:)

-- "Chega, filha, êle já sabe... DE TUDO" !

-- "Mamãe, você contou ?! Você prometeu..."

Mr. Brau interrompe a conversa, irritado:

-- "MINHA filha no MEU carro, com um desconhecido qualquer... falta mais o quê" ?! (Michelle protesta:)

-- "Epa, veja lá o que vai falar... é nossa filha, nosso carro, aliás, MEU, que você me deu" !

-- "Meu anjo, êle é "di menor", nem poderia estar dirigindo" !

-- "Na Europa se dirige desde os 14 anos (OBS: informação a ser confirmada, substituir por "desde jovem") e, além do mais, êle é piloto de Kart" !

-- "OOOhhhh... também é aviador, futuro astronauta...", interrompe sacástico Mr. Brau. "Não quero saber de mais nada, esse namoro acabou" !

-- "Você não pode fazer isso, o que eu vou dizer pras minhas amigas ? Eu era a única "BV" do grupo ! E não é namoro... eu estou "FICANDO" com êle" !

-- "E eu estou FICANDO "por aqui" com essa história... (sinaliza com a mão espalmada) está proibida de ver esse rapaz novamente. Tem ais: êle que fique bem longe do meu carro"!

-- "Nem pensar, papai... aqui eu não fico mais, vou pro meu quarto" ! (retirando-se da mesa)

-- "Volta aqui, mocinha... nós nem começamos" !

**************************************

Michelle, que estava em pé, senta na mesa:

-- "Você não pode fazer isso, êles se amam !!! Tem que haver outro jeito" !

-- "Tem sim... quero conhecer os pais do moço, os avós, bisavós e tataravós ! E vai namorar EM CASA" !

-- "Ela não vai aceitar... isso é do século passado" !

-- "É isso ou nada ! Pode dizer pra ela" !

(OBS: o sonho findou aqui, o restante é "especulação" !)

(Michelle sai e volta com a jovem, exaltada:)

-- "Vocês estão loucos ? Eu não vou "pagar esse mico", aliás, "micaço", MICOnéééésimo" ! (A mãe pondera:)

-- "Minha filha, é assim ou não posso fazer nada" !

-- "Tudo bem, mas ninguém pode saber... e nem sei se o Christian vai aceitar uma "parada" dessas" ?!

********************

A menina vai ao quarto dos irmãos, curiosos e ansiosos para saber como findara a confusão.

-- "Ei, vocês 2, não perdem por esperar, o que é de vocês está guardado"! Volta-se para o mais velho:)

-- "Te vi andando de moto lá na avenida anteontem... papai vai te virar do avesso quando souber, êle te proibiu de pegar a moto deles" ! (E apontando para o menor, completa:)

-- "E você não é nenhum "santinho"... "te pego lá na esquina", pode esperar" ! (Sai, batendo a porta.)

*************************************

Mr. Brau vai com a filha conhecer os pais do jovem, suecos ou noruegueses, uns tipos esquisitões, compridos e magros, cabelos avermelhados, leve sotaque ao falar um Português sem defeitos. Enquanto a filha e o namorado se juntam à mãe deste, os 2 pais "duelam" com olhares e palavras:

-- "Saiba o senhor que não concordo nem um pouco com esse namoro deles... minha filha é só uma menina" !

-- "Também não esperava ver meu filho tão envolvido com esse namoro... eu tinha planos para êle" !

-- "Porquê ?! Acaso a "Lili" não é boa o suficiente" ?!

-- "Não é isso... êle não pensa em outra coisa agora ! Só nela, já está relaxando com os estudos" !

-- "Mas, minha filha é... negra ! Isso não o incomoda" ?

-- "Nem a mim e nem a êle, pelo que sei... ela poderia ser verde ou azul, êle está completamente apaixonado" !

Mr. Brau fica meio desconcertado, sem o que dizer.

-- "O Mundo não os aceitou, meu caro Brau, continua a desprezá-los, mas vocês lutaram e venceram, estão aí com uma filha linda e carreiras vitoriosas. Vamos dar uma chance a êles... pode ser "namoro ou amizade", só o Destino dirá o futuro dos "pombinhos". E agora vamos almoçar, essa conversa me deu fome" !

"NATO" AZEVEDO (em 4/5 de julho 2018)