O Dilema

Eu, Dilemar, médico no exercício da minha profissão ou fora dele, estou sob juramento de cuidar da vida e fazer tudo que estiver em meus meios para salvá-la, mesmo que me custem decisões imponderáveis.

Encontro-me extremamente repelido a decidir qual das decisões devo tomar para reverter este impasse provocado pelo dilema de duas escolhas que uma representa reciprocamente a fatalidade da outra. E agora, queridos legentes, tenho que tomar essa decisão decorrente da seguinte situação:

Trim! trim! prim! – Toque de telefone

- Alô, doutor Dilemar? Diz uma voz ao telefone

- Alô, aqui é o doutor Dilemar. Respondi.

- Emergência doutor! Exclamou a voz no telefone.

- Sou a professora Maria da escola rural que se encontra a 5km do seu E.S.F. Falou a professora com voz trêmula.

- Pois não professora, o que deseja? Perguntei calmamente.

- Estamos com uma emergência e creio que não haverá tempo de chamar uma ambulância da cidade, pois um garoto se feriu no pescoço e está sangrando muito. Falou a professora chorando.

- Estou indo imediatamente. Tentem estacar o sangue com muito cuidado, fazendo pressão com um pano limpo sobre o ferimento e mantenha o menino imóvel. Respondi e desliguei o telefone.

Estamos eu e meu pai no E.S.F. nesse momento da ligação e não havia mais pacientes, peguei a maleta médica e nos dirigimos até a escola às pressas. Durante o percurso aconteceu um acidente, o nosso carro virou e caímos numa ribanceira. Como só eu estava de sinto de segurança, meu pai ficou gravemente ferido e não haveria tempo de chamar uma ambulância da cidade.

- Meu Deus! O que devo fazer? Perguntei falando comigo mesmo.

Fiz uma rápida avaliação visual nos ferimentos do meu pai e constatei que o mesmo estava com um grave hematoma na fronte exocranial se extendedo para esfenóide e etmoide e sua pulsação estava muito acelerada, provavelmente a quase 400 bpm proveniente de uma taquicardia.

Nesse exato momento, parou um senhor numa moto e comecei a refletir: eu fico e tento salvar a vida do meu pai que já viveu a vida toda e se encontra com quase 80 anos ou ir salvar a vida de um garoto que tem a vida inteira pela frente?....