UM JARDINEIRO SOLIDÁRIO

Era um jardineiro diferente, o senhor Nicolau como era chamado, era um amante das flores, de todas as plantas e da terra. Sua vida era plantar flores, ervas aromáticas e todo tipo de planta. Tinha um jardim grande e florido, com variedades imagináveis de espécies, pois pesquisava muito, e andava longas distâncias para pegar uma muda de um flor exótica. A sua casa era muito frequentada por pessoas que vinham pedir informações de como plantar determinada planta ou flor. Fornecia muitas mudas, com carinho e bondade.

Havia um terreno público ao lado de sua casa e ele conseguiu autorização da prefeitura para fazer uma horta comunitária para atender as pessoas mais pobres do bairro. O terreno estava cheio de entulhos e muitas ervas daninhas e com seu árduo trabalho de dias seguidos, conseguiu preparar para plantar as primeiras hortaliças.

Em seguida, foi à prefeitura e conseguiu que o terreno fosse cercado para evitar invasão de animais. A horta foi crescendo dia a dia e em pouco tempo transformou-se numa grande, bonita e viçosa plantação de diversas hortaliças, que servia a toda comunidade pobre do bairro e praticamente toda a cidade.

Em sua horta existiam plantas medicinais e ele conhecia cada planta para que doença servia e até algum médico naturalista se servia de determinadas plantas curativas.

Ele nunca se descuidou do seu lindo e florido jardim, cada vez mais belo e viçoso, sempre adubado com adubo que ele mesmo produzia, tanta a responsabilidade e amor que ele tinha pela terra.

Suas flores tinham o frescor da umidade e a beleza de um raio de sol. Parecia que as horas demoravam mais a passar para ele, dada a quantidade de serviço executada no dia, ele nunca se queixava de cansaço e nunca adoecia.

O jardineiro Nicolau ficou conhecido em toda a cidade e até em cidades vizinhas, pela sua presteza e bondade com o seu semelhante, com o seu próximo. Todas as festas de casamento, de aniversário e festas religiosas da cidade, eram ornamentadas pelas flores fornecidas pelo jardineiro, de seu lindo jardim.

Certa vez, um botânico famoso visitou o seu jardim e localizou uma flor desconhecida, para ele cuja muda foi conseguida numa montanha distante, e catalogou-a com o nome de Nicolau, em homenagem a ele.

O senhor Nicolau nunca se casou e com seu pequeno salário de aposentaria, chegava a passar necessidades para ajudar muitas pessoas que batiam à sua porta. Ele faleceu aos 93 anos de idade e até o seu último dia de vida fez o que mais gostava: plantar e cuidar da terra com amor, carinho e devoção.

Toda a comunidade continuou o trabalho dele na horta e no jardim da casa dele por muitos e muitos anos…

Reeditado.

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 23/04/2018
Código do texto: T6317276
Classificação de conteúdo: seguro