A sala de café

No intervalo do trabalho, todos se encontram na sala do café. Diferentes colegas o que não torna o ambiente tão agradável.

Na sala os funcionários observavam pelo viés da janela o sol dourado brilhante conjugado com o céu azul, pássaros voam livremente a natureza clama para respirar seu esplendor.

Joaquina chega à sala bem disposta, risonha e feliz apesar das condições precárias de vida.

A sua alegria afeta a maldosa Luciana, que grita para a moça em tom de deboche.

- Rico ri a toa, tu és tão risonha deve ser muito rica. Todos riem na sala.

Aquelas palavras impactam a pobre Joaquina, que antes de chegar ao trabalho busca recursos internos para poder levantar com disposição devida suas limitações de saúde, os parcos recursos financeiros e o longo trajeto no ônibus lotado. Entretanto nunca deixa transparecer sua tristeza, coloca papel na máquina de escrever e escreve uma carta.

Querida colega Luciana:

Sinto em dizer não conseguiste interromper meu riso. Rir é algo maravilhoso, ainda mais quando rimos sem motivo no fundo estamos rindo de nós mesmos. É o meu caso consigo rir da minha falta de capacidade, da tolerância excessiva de submeter-me a conviver com pessoas tão descontentes e queixosas, chega a ser jocoso.

Sinto em dizer que a alegria habita em mim, não preciso da aprovação de ninguém, gosto da vida e de estar viva. O pouco me satisfaz,inacreditável para o mundo de hoje.

Se o riso é dos idiotas como tens insinuado sou mais uma boba, pois só eles permitem-se ao riso fácil sem motivação externa. Sou idiota, não sofro da maldade imposta por mentes altivas, que só conseguem sorrir através de algum ganho secundário. Através de você aprendi que a inveja esta associada à agressividade, sua maledicência não me atinge. Sinto muito, mas não vou deixar de sorrir. Saudações alegres e cordiais. Joaquina.

Joaquina termina de escrever, retira o papel amassa e joga no lixo. Neste momento joga fora também à necessidade de cativar a toda gente. Com 22 anos ela já sorri da sorte, e irá sorrir nos próximos 30 anos de trabalho. Só não conseguiu mais tomar café com açúcar.

Iara Maria
Enviado por Iara Maria em 24/02/2018
Reeditado em 07/03/2018
Código do texto: T6262859
Classificação de conteúdo: seguro